MENU

Mundo

Mianmar anuncia anistia para mais de 6 mil presos, diz TV

Mianmar anuncia anistia para mais de 6 mil presos, diz TV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

A emissora de televisão estatal de Mianmar anunciou nesta terça-feira (11) uma anistia para 6.359 presos, sem esclarecer quantos deles fazem parte dos cerca de 2.000 presos políticos que há no país.

O anúncio acontece horas depois de a comissão para os direitos humanos, criada recentemente pelo governo, ter solicitado por escrito ao presidente do país, o ex-general Thein Sein, uma anistia para os "presos de consciência".

Grupos defensores dos direitos humanos calculam que nas prisões birmanesas há cerca de dois mil presos políticos, cuja libertação é considerada pelos Estados Unidos e a União Europeia como uma condição prévia antes de estudar o levantamento das sanções impostas ao país asiático.

"A libertação destes detentos, presos por violar leis vigentes mas que não representam uma ameaça para a estabilidade do Estado e ao interesse nacional, permitiria sua participação nas tarefas de reconstrução nacional", indicava a carta assinada pelo presidente da citada comissão, Win Mya.

A medida é a mais importante de uma série de gestos de abertura que o governo produziu desde que a Junta Militar que governava o país se dissolveu e entregou o poder a um Executivo formado majoritariamente por ex-militares.

Depois de quase 40 anos governada por generais, Mianmar empreende uma transformação rumo a uma "democracia disciplinada", que começou com a aprovação de uma Constituição em 2008 e prosseguiu com a realização de controversas eleições em 2010.

A oposição democrática, liderada pela Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, boicotou o plebiscito constitucional e as eleições por considerar que ambos foram organizados de forma antidemocrática, mas nos últimos meses abriu um diálogo promissor com as autoridades.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições