MENU

Mundo

Milhares protestam contra presidente na capital da Tunísia

Milhares protestam contra presidente na capital da Tunísia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Milhares de manifestantes estão reunidos no centro de Túnis, capital de Tunísia, pedindo para que o presidente Zine El Abidine Ben Ali deixe o cargo imediatamente.

Na quinta-feira, Ben Ali, que governa a Tunísia desde 1987, anunciou que não buscará um novo mandato em 2014. A afirmação foi feita depois de uma onda de violentos protestos, que começou em dezembro, ter deixado 23 mortos segundo o governo - e 66 segundo a Federação Internacional de Direitos Humanos.

Segundo a emissora britânica BBC, entre 6 mil e 7 mil pessoas estão reunidas nesta sexta-feira em frente ao prédio do Ministério do Interior. Eles dizem que a Tunísia não terá democracia enquanto Ben Ali estiver no poder.

Nas últimas três semanas, violência sem precedentes revelou um profundo descontentamento contra o  presidente, que reprimiu as liberdades civis, prendeu oponentes e impôs um forte controle sobre a mídia durante os 23 anos de governo no paraíso de turismo no Mediterrâneo, onde tumultos eram raros.

Na quinta-feira, manifestantes lançaram pedras contra ônibus elétricos e prédios do governo na capital, em desafio às crescentes duras tentativas do governo de pôr fim aos tumultos.

Durante a madrugada, a polícia abriu fogo contra pessoas que desafiaram um toque de recolher do governo em várias cidades, disseram membros da oposição. Um político oposicionista e um líder sindical disseram que ao menos quatro manifestantes foram mortos, mas a Federação Internacional de Direitos Humanos disse ter recebido confirmação de oito mortos e 50 feridos somente na grande Túnis, a capital do país.

Uma coluna de fumaça pôde ser vista a vários quilômetros da cidade. Segundo as mesmas fontes, apesar do toque de recolher decretado na região, os manifestantes atacaram três delegacias de polícia, queimaram um grande supermercado e atacaram o escritório dos correios no centro da cidade.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições