MENU

Mineiro mais idoso do grupo é resgatado no Chile

Mineiro mais idoso do grupo é resgatado no Chile

Atualizado: Quarta-feira, 13 Outubro de 2010 as 9:41

O mineiro mais idoso do grupo preso, Mario Gómez, de 63 anos, acaba de ser içado pelas equipes de resgate do Chile. Pelas imagens, ele aparentava estar bem. Havia expectativa em torno do estado de saúde dele, que sofre de uma doença pulmonar chamada silicose. O ministro da Saúde chileno, Jaime Manalich, comentou que foi dada a Gómez uma máscara especial, para garantir seu estoque de oxigênio. Até o perto das 8h20, as equipes já conseguiram resgatar nove dos 33 mineiros presos. A operação deve seguir ao longo do dia, para retirar os 24 mineiros restantes.

Além de Gómez, já foram retirados Florencio Ávalos, José Ojeda, Osmán Araya, Mario Sepúlveda, Juan Illanes, o boliviano Carlos Mamani, Jimmy Sánchez e Claudio Yáñez Lagos. Ávalos foi o primeiro a ser resgatado da mina a quase 700 metros de profundidade, no norte do Chile. Seu resgate ocorreu pouco após a zero hora desta quarta-feira (horário de Brasília). Os mineiros ficaram presos durante 69 dias, após um acidente em 5 de agosto deixá-los isolados no subterrâneo da mina San José, perto da cidade de Copiapó. A ação de resgate foi intitulada "Operação São Lourenço", em uma referência ao santo patrono dos mineiros.

Presidente

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, ao lado da primeira-dama Cecilia Morel e do ministro de Mineração, Laurence Golborne, falou logo após o primeiro resgate. "Quando o Chile se une, como fez após o terremoto e o tsunami em fevereiro, e agora no resgate dos mineiros, nós somos capazes de grandes coisas", afirmou Piñera. Poucos dias antes de o atual presidente assumir, em março, o país foi atingido por um terremoto de magnitude 8,8, o quinto mais violento já registrado no mundo.

Piñera qualificou os esforços para o resgate como "sem precedentes". As equipes estimam que deve levar pelo menos 24 horas para que os mineiros e os agentes que desceram à mina para ajudar na operação retornem todos à superfície. Piñera chegou a dizer que a fé dos mineiros presos "moveu montanhas" e tornou possível o "milagre".

"Parabéns ao Chile pelo resgate bem sucedido do primeiro mineiro. Que mostra notável de esperança e habilidade", escreveu o porta-voz P.J. Crowley, do Departamento de Estado norte-americano, em um texto no site de mensagens breves Twitter.    

veja também