MENU

Mundo

Mineiros chilenos mudam acampamento no interior da mina

Mineiros chilenos mudam acampamento no interior da mina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

Os 33 mineiros que permanecem presos há 24 dias em uma mina no norte do Chile mudaram seu acampamento para um ponto menos úmido, revelou neste domingo (29) o ministro da Mineração, Laurence Golborne.

"Estão mudando seu acampamento do nível 105 para o nível 75, que fica em uma parte mais seca", situada mais abaixo do atual ponto, disse Golborne à imprensa. A distância do primeiro para o novo acampamento é de cerca de 300 metros, explicou o ministro.

Os mineiros haviam montado o acampamento em um local bastante amplo, onde há diversas seções, improvisando um refeitório, um local de lazer, um dormitório e uma dispensa, mas o ponto era extremamente úmido e quente.

A alta umidade associada ao calor produziu fungos e feridas nos corpos de alguns mineiros, que já estão sendo tratados com medicamentos enviados da superfície, revelaram as autoridades. O ministro Golborne confirmou ainda que nesta segunda-feira (30) terá início a perfuração para resgatar os mineiros, e que o fim da operação está previsto para entre três e quatro meses.

"Começaremos a perfurar amanhã (segunda)", disse o ministro, assinalando que o início sofreu um pequeno atraso devido à demora de um avião que traz peças para a enorme perfuradora.

Com a perfuradora Strata 950, os técnicos farão um túnel vertical de cerca de 66 cm de diâmetro para retirar os mineiros, um a um. A mina de San José está situada na zona de Copiapó, 800 km ao norte de Santiago.

Postado por:Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições