MENU

Mundo

Mineiros deram exemplo de como enfrentar a adversidade, diz Piñera

Mineiros deram exemplo de como enfrentar a adversidade, diz Piñera

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O presidente do Chile, Sebastian Piñera, e o presidente da Bolívia, Evo Morales, fizeram um pronunciamento na manhã desta quarta-feira (13) no local do resgate dos trabalhadores da Mina San Jose, no norte do Chile. Piñera destacou a coragem dos mineiros e a solidariedade de todo o povo chileno para o sucesso do resgate. Até agora 13 mineiros foram retirados do interior da mina.

"Os mineiros deram exemplo de como enfrentar a adversidade e como praticar a solidariedade. Nossos técnicos e trabalhadores deram exemplo ao mundo de como fazer um resgate que parecia impossível", discursou Piñera.   Ele acrescentou: "Quero agradecer às milhares de pessoas que trabalharam incansávelmente. Quero dar uma mensagem aos meus compatriotas: como enfrentamos o terremoto, a forma como celebramos nosso primeiros 200 anos de independencia, e o modo como resgatamos nosso mineiros, mostram o caminho como enfrentamos o futuro. Este espírito nos ilumina o caminho do futuro. Quero dizer a todo,  na presença do presidente Evo Morales, que me sinto muito orgulhoso de ser chileno."

Evo quer levar mineiro boliviano

Evo Morales, por sua vez, agradeceu aos chilenos pelo resgate de Carlos Mamani Soliz, mineiro boliviano que estava entre os 33 trabalhadores presos na mina. Morales chegou ao local do resgate pela manhã, quando Mamani já havia sido retirado do interior da mina. "Para o povo boliviano será inesquecível este esforço do presidente Piñeda. Queria dizer ao povo chileno muito obrigado pelo resgate do nosso irmão Carlos Mamani Soliz. Bolívia nunca vai esquecer este feito histórico, inédito. Este feito, estes acontecimentos nos dão maior confiança entre Bolívia e Chile", disse Morales.

O presidente boliviano prometeu todo o apoio ao trabalhador resgatado. "É obrigação do governo nacional garantir fontes de trabalhao para o irmão Carlos Mamani. Estamos fazendo consultas médicas para saber se ele pode voltar comigo. Meus respeitos e admiração, como também do povo boliviano, por este grande esforço do presidente, dos técnicos e especialistas para chegar aos estão os 33 mineiros.

E Morales finalizou: "Queria agradecer os 32 mineiros que acompanharam meu irmão Carlos Mamani. Um companheiro mineiro me disse: 'Cuidamos do Carlos'. Muito obrigado os chilenos que cuidaram dele."    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições