MENU

Mineiros do Chile devem visitar o acampamento Esperança no sábado

Mineiros do Chile devem visitar o acampamento Esperança no sábado

Atualizado: Quinta-feira, 14 Outubro de 2010 as 10:20

Os 33 mineiros resgatados no Chile depois de 69 dias soterrados a 700 metros de profundidade devem visitar no próximo sábado (14) o acampamento Esperança, na mina San José, onde os parentes montaram vigília durante os trabalhos de resgate.

A informação é da prefeitura de Copiapó, que recebeu mais de 3.500 pessoas de todo o mundo para acompanhar o resgate.

Até uma pequena "escola" foi instalada no local, para que os filhos dos mineiros de seus parentes não perdessem aulas durante a espera.

  "A pedido dos mineradores, os familiares querem que o acampamento fique até o fim de semana, até o sábado, porque eles querem vir ver como era", disse Pedro Araya López, um dos encarregados do "cassino" do lugar.

Segundo López, há poucas famílias desde a noite de quarta, já que os parentes dos mineradores se deslocaram para Copiapó, onde permanecem hospitalizados. Alguns parentes que ficaram confirmaram a informação de que as tendas de campanha ainda não serão desmontadas.

"Queremos que conheçam como vivíamos durante a espera", disse Alberto Segóvia, irmão de Darío Segóvia, que também quer retornar "de vez em quando" ao local que marcou suas vidas.

"Queremos voltar no futuro, lembrar o que passamos, lembrar o que passou meu irmão. Tomara que o acampamento se mantenha como vamos deixá-lo", acrescentou.

Durante a madrugada, pela última vez os familiares acenderam velas no lugar onde 33 bandeiras - uma delas boliviana - tremularam como sinal de esperança e cantaram os nomes de cada um, seguidos da palavra "presente", para sinalizar que já estão de volta.    

veja também