MENU

Mundo

Ministro afirma que Israel vai revisar formato do bloqueio à Faixa de Gaza

Ministro afirma que Israel vai revisar formato do bloqueio à Faixa de Gaza

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

Israel está examinando formas de amenizar o bloqueio a Gaza, disse nesta terça-feira (15) um ministro que compõe o gabinete israelense, ao classificar a política atual de contraproducente e confirmar declarações do enviado para o Oriente Médio, Tony Blair, de que uma mudança era provável.

''É hora de acabar com o bloqueio na sua forma atual. Isso não traz valor nenhum a Israel. De um ponto de vista diplomático, isso causa grandes problemas para a imagem'', disse o ministro de Bem-Estar, Isaac Herzog, à Rádio Israel.

Ele disse que Israel informou Blair, que falou a ministros do Exterior da União Europeia na segunda-feira, que pretende ''permitir uma passagem mais fácil de bens a Gaza'' para a Faixa de Gaza.

''No momento eles estão trabalhando nos detalhes técnicos... de uma fórmula atualizada que também possa prevenir o contrabando de armas para a Faixa de Gaza'', disse Herzog.

A pressão internacional para que Israel levante ou amenize o bloqueio à região, comandada pelo grupo islâmico Hamas, tem aumentado desde a operação militar contra um comboio naval que levava ajuda humanitária a Gaza que resultou em nove mortes.

Blair disse na segunda-feira que Israel havia concordado em princípio em amenizar o bloqueio a Gaza ''em dias''. Em suas declarações, Herzog não deu prazo para a revisão do bloqueio.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições