MENU

Mundo

Ministros europeus discutem sábado liberação de ajuda à Grécia

Ministros europeus discutem sábado liberação de ajuda à Grécia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:36

Os ministros das Finanças da zona do euro anteciparam para este sábado a reunião que seria realizada no domingo para oficializar a liberação da próxima parcela de recursos à Grécia.

A reunião será realizada por vídeoconferência, segundo informou um diplomata europeu. O início da reunião está marcado para às 18h, no horário de Bruxelas.

Com isso, a Grécia deve ter liberado neste fim de semana 12 bilhões de euros, correspondente à quinta parcela do socorro financeiro de 110 bilhões de euros que foram fechados em maio do ano passado.

Em compensação, os ministros europeus ainda não avançaram no acordo sobre um segundo pacote de resgate à Grécia, que poderá somar 120 bilhões de euros, com participação do setor privado.

CONDIÇÕES

A liberação da quinta parcela de socorro e um novo pacote de ajuda ao país dependiam de um novo programa de ajustes fiscais do governo grego. Esse programa, que prevê ajustes de 78 bilhões de euros, foi aprovado em duas sessões do Parlamento, na quarta e quinta-feira.

"Se cumpriram as condições para tomar uma decisão sobre o desembolso da próxima parcela de assistência financeira à Grécia", anunciaram ontem os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, depois da aprovação da lei que coloca em prática os ajustes na Grécia.

O desembolso dos 12 bilhões de euros evitará que a Grécia dê um calote imediato na sua dívida, que soma cerca de 340 bilhões de euros. Com esses recursos, o país terá como honrar seus compromissos pelo menos até setembro.

Na reunião, os ministros de Finanças da zona do euro decidirão sobre a liberação da parte que cabe à União Europeia na parcela a ser liberada para a Grécia, de 8,7 bilhões de euros. O restante, 3,3 bilhões de euros, cabe ao FMI (Fundo Monetário Internacional). O Fundo irá oficializar a liberação de sua parte em reunião marcada para 8 de julho.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições