MENU

Mundo

Mitt Romney lidera corrida republicana após vencer 'Superterça'

Mitt Romney lidera corrida republicana

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney superou o conservador Rick Santorum nas primárias republicanas desta "Superterça" nos Estados Unidos, projeta a imprensa norte-americana nesta quarta-feira (7).

Mas o resultado não foi suficiente para definir o candidato republicano às eleições presidenciais de 6 de  novembro.

Com a vitória dada como certa no estado do Alasca, segundo a rede de TV "CNN" e o jornal "The New York Times", Romney venceu as prévias em seis dos dez estados em jogo nesta terça, o que reforça seu nome como o mais forte para ganhar a corrida em seu partido e enfrentar o rival Barack Obama, já definido pelo Partido Democrata como candidato à reeleição.

Como era esperado, a Superterça não foi suficiente para definir o candidato republicano contra Obama, estendendo a disputa entre os oposicionistas para as próximas primárias.

A disputada mais esperada - e acirrada - ocorreu em Ohio, estado onde Romney obteve a quinta e mais importante vitória.

A prévia foi consolidada com apenas 12 mil votos de diferença, após 99% de apuração.

Ohio contribui com 66 dos mais de 400 delegados em disputa nesta terça, que aponta quase 40% do total necessário para garantir a indicação do partido republicano, que é de 1.144 delegados nacionalmente.

Romney obteve no estado 38% dos votos, contra 37% de Santorum.

Considerado um estado-chave, Ohio é um reduto político que não pertence a ninguém, historicamente um estado de indecisos ou "swing state", que em cada eleição muda de cor política. Geralmente, quem vence em Ohio conquista a indicação.

Favorito até agora à nomeação como candidato do Partido Republicano, Romney  também venceu as primárias de Idaho, Massachusetts, Virgínia e Vermont.

Na eleição da Virgínia, na qual enfrentava apenas Ron Paul, Romney obteve 60% dos votos, contra 40% do rival.
Romney também ganhou em Vermont, onde recebeu 40% dos votos, contra 25% de Ron Paul e 24% de Rick Santorum, e venceu de goleada em Massachussetts, seu estado natal, com 72% dos votos, contra 12% para Santorum.

Ataques a Obama

Em Boston, Romney celebrou suas vitórias com críticas ao presidente Obama.

"Para os milhões de americanos que olham em volta e só conseguem ver empregos que não conseguem ter e contas que não podem pagar, tenho uma mensagem", disse Romney, em meio a gritos de "USA, USA" e "Nós precisamos de Mitt".

"Vocês não falharam. Vocês têm um presidente que falhou com vocês, e isso vai mudar... este presidente está sem ideias. Ele está ficando sem desculpas, e em 2012, nós vamos tirá-lo da Casa Branca."

"Esta campanha não é sobre um nome na eleição. É sobre salvar a alma da América", disse.

Santorum

Santorum,principal rival de Romney nas prévias republicanas, ganhou no Tennessee, em Oklahoma e na Dakota do Norte.

No Tennessee, Santorum teve 37%, contra 28% para Romney e 24% para Gingrich

O ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, 68 anos, ganhou apenas em seu estado natal da Geórgia. A vitória era a mais certa do dia, já que todas as pesquisas lhe davam uma vantagem de ao menos 10 pontos sobre Romney.

Ele disse que queria ganhar no estado para manter sua candidatura viável.

Superterça

A Superterça é a data mais importante após três meses de primárias republicanas nos EUA.

Os 10 estados nos quais os republicanos votaram foram Alasca, Geórgia, Idaho, Massachusetts, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virginia.

No total, estavam em jogo 437 delegados, dos 1.144 necessários para um pré-candidato garantir a indicação do partido.

Alasca, Idaho e Dakota do Norte realizaram prévias em formato de "caucus", enquanto o resto dos estados tiveram primárias com eleições por voto secreto.

Histórico

Apesar de já ter se incorporado ao vocabulário político americano, a Superterça é uma criação recente, em relação ao processo eleitoral do país.

A primeira sequência de prévias a merecer este nome foi realizada em 1984 pelos democratas, como instrumento dos estados do sul que, ao sintonizarem seus calendários, aumentaram seu cacife - os republicanos tiveram sua primeira Superterça competitiva quatro anos depois.

Da década de 1980 para cá, a data só cresceu em importância, a ponto de ter selado as indicações de Bill Clinton, democrata, em 1992 e de George W. Bush, republicano, em 2000.

Na Superterça de 2008, entretanto, Hillary Clinton ficou pouco à frente de Barack Obama, que acabaria conquistando a indicação entre os democratas, e o sen ador John McCain ainda não havia garantido sua indicação como republicano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições