MENU

Mundo

Moradores voltam para suas casas

Moradores voltam para suas casas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

A partir desta sexta-feira (15), os moradores de Kolontár, a comunidade mais afetada pelo vazamento tóxico de lama vermelha, ocorrido na Hungria, poderão voltar para casa. Eles foram retirados da região no sábado (9) passado, diante do perigo de uma eventual repetição do acidente.

Apesar de permitir o retorno dos moradores, as autoridades manterão o alerta nos condados de Veszprém, Györ-Moson-Sopron e Vas, que está em vigor desde o último dia 5, informou a porta-voz da Defesa Civil, Györgyi Töttös.

Segundo ela, as fendas detectadas no muro norte da represa não aumentaram, depois de terem alargado 1,5 centímetro na quinta-feira.   O secretário de Estado para Meio Ambiente, Zoltán Illés, reiterou que esse muro irá se desmoronar, mas que o dique de contenção construído nos arredores de Kolontár será suficiente para desviar uma possível segunda enchente, que também não teria o alcance da primeira.

Isso porque uma eventual repetição do acidente não seria de material líquido, mas quase sólido, que se movimentaria muito mais lentamente.

A enchente tóxica produzida pela ruptura de uma represa da fábrica de alumínio MAL no último dia 4 deixou nove mortos e 150 feridos, e contaminou mais de 40 km² com metais pesados.

As ruas de Kolontár e de Devecser, a outra localidade afetada pela "maré vermelha", passam por limpeza e descontaminação, com grandes quantidades de gesso.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições