MENU

Morales comemora aprovação da nova Constituição

Morales comemora aprovação da nova Constituição

Atualizado: Terça-feira, 27 Janeiro de 2009 as 12

O presidente da Bolívia, Evo Morales, já comemora a vitória do sim no referendo realizado ontem, dia 25, sobre a nova Constituição no país. De acordo com a Agência Boliviana de Informações (ABI), o líder sul-americano anunciou a "refundação imediata do Estado boliviano". O resultado oficial do referendo, entretanto, será divulgado pela Corte Nacional Eleitoral apenas no próximo dia 10. 

Dados de boca de urna anunciados pela TVB (Televisión Boliviana) indicavam a aprovação do referendo por 61,96% além de 36,52% de votos contrários e outros 1,51% de brancos e nulos. O sim teria vencido em seis departamentos (estados) - La Paz, Cochabamba, Oruro, Potosí, Tarija e Pando – enquanto o não prevaleceu em Santa Cruz, Beni e Chuquisaca.

Morales afirmou que, a partir de agora, começa "uma nova República" na Bolívia e que acabou o Estado colonial e o neoliberalismo. Segundo ele, nenhum governo poderá mais entregar os recursos naturais do país para empresas multinacionais.

Se vitorioso, o sim tornará permanentes algumas mudanças já implantadas por Morales. Já o não, mantém a atual legislação do país.

Esta é a segunda vez que os bolivianos vão às urnas em seis meses. Em agosto de 2007, Morales ganhou 67% dos votos em um referendo sobre seu mandato na Presidência. O percentual foi maior do que os 54% de apoio que obteve em dezembro de 2005, quando venceu as eleições presidenciais.

veja também