MENU

Morre aos 87 anos Sonya Peres, mulher do presidente de Israel

Morre aos 87 anos Sonya Peres, mulher do presidente de Israel

Atualizado: Quinta-feira, 20 Janeiro de 2011 as 3:48

Sonya Peres, mulher do presidente de Israel, Shimon Peres, morreu nesta quinta-feira (20) aos 87 anos em sua residência no norte de Tel Aviv.

A causa da morte não foi informada oficialmente, mas os meios de comunicação a atribuíram à idade avançada.

Ela foi achada morta pelos netos, que chegaram à sua casa para uma visita, disse o genro Rafi Valdan à rádio "Israel".

Logo após, Shimon Peres foi até a casa, e um porta-voz da Presidência anunciou o luto da família.

Nascida na Ucrânia em 1923, Sonya Peres foi morar com seus familiares, quando tinha quatro anos, no antigo Protetorado Britânico da Palestina, onde se instalaram na localidade de Ben Shemen, na região central do atual Estado de Israel.

Sonya Peres foi voluntária durante a Segunda Guerra Mundial no Exército britânico e, uma vez finalizada a disputa, retornou em 1945 à região, onde pouco depois se casou com quem desde então era seu marido.

Segundo a imprensa, Simon e Sonya Peres tinham se distanciado nos últimos anos, porque ele não quis se retirar da política e contrariou o pedido da esposa.

Sonya foi para Tel Aviv enquanto seu marido continuou residindo na sede oficial da Presidência israelense, em Jerusalém.

Sonya Peres, que optava por manter um perfil discreto e sempre preferiu permanecer afastada da vida pública, teve três filhos com o presidente israelense: Tzvia, Yonatan e Hemi.    

veja também