MENU

Morre, aos 87, o escritor português José Saramago

Morre, aos 87, o escritor português José Saramago

Atualizado: Sexta-feira, 18 Junho de 2010 as 9:29

O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarota, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18).

A informação foi passada à agência de notícias EFE pela família do escritor de ''Ensaio sobre a cegueira''.

O escritor português era um dos maiores nomes da literatura contemporânea e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura.

Polêmicas

Ateu convicto, Saramago voltou a atacar a religião em ''Caim'', seu romance mais recente, publicado em outubro de 2009. Na obra, o autor redimiu o protagonista do assassinato de Abel e apontou Deus "como o autor intelectual do crime, ao desprezar o sacrifício que Caim Lhe havia oferecido".

Ele falou à Efe por e-mail que o que pretende dizer com ''Caim'' é que "Deus não é de se fiar. Que diabo de Deus é esse que, para enaltecer Abel?''.

Quase 20 anos depois de seu discutido livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo, que foi vetado pelo governo português para competir pelo Prêmio Europeu de Literatura, o Nobel português fez uma irreverente, irônica e mordaz leitura por diversas passagens da Bíblia, mas não se preocupou que voltassem a crucificá-lo.

Saramago chegou a dizer ainda que "morreremos quando tivermos que morrer''. E afirmou que quem o salvou foram os médicos, ''Pilar [esposa e tradutora] e o excelente coração que tenho, apesar da idade. O resto é literatura, da pior espécie", polemizou.

veja também