MENU

Mundo

Mortos por tempestade tropical Washi nas Filipinas já passam de mil

Mortos por tempestade tropical Washi nas Filipinas já passam de mil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:17

A tempestade tropical Washi, que arrasou o sul das Filipinas neste final de semana, já deixou mais de mil mortos, segundo o último boletim dos serviços de socorro, divulgado nesta terça-feira (20).

Ainda há 49 pessoas desaparecidas devido à tempestade Washi, que varreu a ilha de Mindanao a partir da noite de sexta-feira (16), de acordo com o Organismo Nacional de Prevenção de Catástrofes. As cidades portuárias de Cagayan de Oro e Iligan foram as mais afetadas, com 579 e 279 vítimas fatais, respectivamente.

Número de mortos pela tempestade Washi supera os 1.000 nas Filipinas (Foto: Erik De Castro/Reuters) Povoados inteiros foram arrasados pelas águas. Estradas e pontes estão destruídos, e há ao menos 47 mil desabrigados após a passagem da tormenta tropical.

Os filipinos são atingidos a cada ano por mais de vinte tormentas tropicais ou tufões, mas a maioria passa pelo norte do país, o que explica a falta de preparo dos habitantes de Mindanao.

Cerca de 20 mil soldados foram mobilizados em uma vasta operação na costa norte da ilha de Mindanao. O governo clama por ajuda para suprir 35 mil pessoas retiradas da região com comida, roupas e moradia. O Exército atua com 10 mil soldados e três helicópteros nas operações de resgate em Cagayan de Oro, enquanto uma segunda divisão faz o mesmo trabalho em Iligan. Além disso, navios da Marinha, da guarda-costeira e da frota pesqueira se coordenam para localizar as pessoas dadas por desaparecidas.

Dezenas de milhares de pessoas buscaram refúgio em zonas mais altas de Mindanao. Cerca de 20 mil pessoas já estão em abrigos. A cidade de Cagayan de Oro amanheceu sem serviço elétrico. Calamidade

O governo filipino declarou estado de calamidade apenas em Iligan, por enquanto. O prefeito de Iligan, Lawrence Cruz, disse que a tempestade provocou "a pior inundação na história de nossa cidade", em declarações à televisão GMA. "Aconteceu muito rápido, quando as pessoas dormiam", completou.

"A maioria das pessoas estava dormindo quando a água da enchente chegou, às 2h30 da manhã (16h30 de Brasília de sexta-feira, 16)", disse à imprensa em Manila Benito Ramos, chefe do escritório de gestão de desastres.

Mais de 100 pessoas morreram nas Filipinas em setembro e outubro como consequência da passagem consecutiva dos tufões "Nesat" e "Nelgae" pela região norte do país.

Em 2009, a tempestade Ketsana deixou mais de 460 mortos na capital Manila e em outras partes da nação asiática.

Soldados da Marinha carregam caixões de vítimas das chuvas nas Filipinas (Foto: Romeo Ranoco/Reuters)          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições