MENU

Mundo

Na superfície, 33 mineiros podem enfim dizer que estão bem

Na superfície, 33 mineiros podem enfim dizer que estão bem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

É difícil encontrar quem não se impressione – e não se emocione – com a história dos mineiros. De fato, o resgate dos homens que ficaram 69 dias presos numa mina no deserto do Atacama atraiu a atenção do mundo – visto pela quantidade de veículos de comunicação e a variedade de países que vieram cobrir o resgate dos 33 trabalhadores. Às 21h55 desta quarta-feira (13), Luis Urzúa saiu da cápsula Fênix, terminando a epopeia que começou em 5 de agosto, com um desabamento de terra na mina San José. Na pequena Copiapó, onde vivem muitos dos trabalhadores resgatados, a festa foi digna de vitória em fim de Copa do Mundo. Quase duas horas depois da retirada de Urzúa, os carros ainda buzinavam e a festa na Praça das Armas estava apenas começando.   Um grande telão, um palco e muitas, mas muitas bandeiras. Copiapó é uma cidade de mineiros, e festejou como se todos os 33 fossem seus. "É uma festa linda, muito emocionante. Ariel Ticona é meu amigo, vim vê-lo sair no telão", disse Henry Santander, que estava com sua mulher e o filho.   Souvenirs improvisados com referências aos mineiros se juntavam a um palhaço, um papai noel e bandeiras com o rosto dos 33 homens. Por volta das nove da noite, a polícia calculava em 300 o número de pessoas na praça. "Vim de Santiago para ver os mineiros. Minha irmã vive aqui e decidi ver com ela esse momento único e especial. Não é a mesma coisa ver de casa e estar aqui com o nosso povo", disse Raquel Valenzuela, de 56 anos.

O palco montado anunciava diferentes bandas. Uma em especial interpretou uma música feita especialmente para os mineiros. Quando o telão mostrou a ponta da cápsula, o povo levantou todas as bandeiras, gritou com todas as forças e cantou o hino nacional. Enfim, os 33 mineiros podem dizer que estão bem, na superfície.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições