MENU

Mundo

Na Turquia, justiça absolve 21 pessoas em jhulgamento

Na Turquia, justiça absolve 21 pessoas em jhulgamento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:06

 

turquia-protestosA justiça turca absolveu e ordenou a libertação nesta segunda-feira (5) de 21 dos 275 réus no julgamento de uma rede acusada de planejar um golpe de Estado contra o governo do primeiro-ministro islamita Racep Tayyip Erdogan, informou a televisão turca.
O tribunal de Silivri, próximo de Istambul, começou a anunciar as penas dos 275 acusados da chamada rede Ergenekon, incluindo vários generais, jornalistas, empresários e integrantes da máfia.
 
Dezenas de acusados estão detidos desde 2007 e são julgados desde outubro de 2008.
 
A oposição laica denuncia o processo como uma "caça às bruxas" com o objetivo de calar as críticas ao governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).
 
Entre os 275 processados, incluindo 66 detidos, está o general Ilker Basbug, ex-comandante do Estado-Maior que dirigiu o exército turco entre 2008 e 2010. Basbug denunciou no domingo no Twitter a proibição para que seus parentes compareçam ao processo.
A acusação pede duras penas contra os supostos golpistas, incluindo a prisão perpétua para 64 acusados de "tentativa de derrubar a ordem pela força".
 
O caso começou em junho de 2007 durante uma operação antiterrorista em um bairro humilde de Istambul, na primeira etapa de uma longa investigação que levou à redação de 23 atas de acusação sucessivas reunidas finalmente em um mesmo processo.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições