MENU

Mundo

Na Venezuela, número de mortos em atos de protesto vai a 6

Na Venezuela, número de mortos em atos de protesto vai a 6

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:03
venezuela
A televisão estatal venezuelana informou nesta quarta-feira (19) que uma mulher morreu em uma ambulância que teve o caminho bloqueado por protestos da oposição em Caracas, aumentando para seis o número de mortes após protestos de rua tomarem a capital do país nos últimos dias.
 
A VTV disse que a vítima, a mãe de um funcionário da TV, estava sendo levada para o hospital quando sofreu um ataque cardíaco quando a ambulância ficou presa no tráfego criado pelas manifestações antigoverno que bloquearam ruas.
Mais cedo nesta quarta-feira, Génesis Carmona, modelo e estudante de turismo de 22 anos, morreu após ser baleada na cabeça na véspera, quando motoristas não identificados abriram fogo contra uma manifestação da oposição em Valencia. Ela chegou a ser operada, mas não resistiu.
 
"Até quando vamos viver assim? Até quando vamos aguentar essa pressão? Até quando vamos suportar isso, que nos matem?", disse um de seus familiares à agência de notícias Reuters por telefone. "Faltava um semestre para ela se formar", lamentou.
 
Há quase 20 dias, milhares de venezuelanos protestam nas ruas contra preocupações que vão desde a piora da economia até a insegurança no dividido país. Quatro pessoas morreram baleadas, uma de ataque cardíaco e outra atropelada, além de haver centenas de feridos.
 
Embora os protestos tenham se convertido no maior desafio de governabilidade do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, desde que assumiu o cargo em abril, não havia indícios de que sua administração será abalada.
Os militares, cruciais na história venezuelana para equilibrar a balança e pressionar pela saída de um mandatário, estão do lado do presidente.
Maduro garante que a oposição, com apoio dos Estados Unidos, tenta repetir o sangrento golpe de Estado que tirou brevemente do poder o então presidente Hugo Chávez em 2002. Mas López disse que quer revogar o mandato de Maduro por referendo, permitido pela Constituição para 2016.
 
Desafio a Maduro
López instou seus seguidores a lutar pela saída de Maduro nesta quarta, pouco antes de enfrentar a Justiça que o acusa de incitar a violência durante as manifestações em massa. Na audiência, ele teve sua prisão mantida.
Economista de 42 anos educado nos Estados Unidos, López lidera a ala mais dura da oposição. Ele se entregou na terça-feira voluntariamente às autoridades em uma manifestação diante de um mar de simpatizantes, após uma semana fugindo de uma ordem de prisão expedida contra ele.
 
"Nossa causa foi, continua sendo e hoje mais do que nunca tem de ser a queda deste governo", disse López junto à sua mulher em um vídeo publicado na noite de terça-feira.
A Venezuela está dividida entre aqueles que defendem os planos sociais do governo que favorecem boa parte dos 29 milhões de habitantes por meio de subsídios milionários e os que querem uma mudança e estão cansados da elevada inflação, a falta de produtos e a crescente delinquência.
 
Em resposta às palavras de López, centenas de opositores se concentraram em frente ao Palácio da Justiça, onde o líder da oposição ouvirá suas acusações, depois de ter passado a noite em uma prisão militar nos arredores de Caracas.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições