MENU

Mundo

Naoto Kan é o novo primeiro-ministro do Japão

Naoto Kan é o novo primeiro-ministro do Japão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O ministro das Finanças do Japão, Naoto Kan, de 63 anos, é o novo primeiro-ministro do país. Conhecido por combater burocratas, ele foi nomeado nesta sexta-feira (4) pelo Parlamento, após ser eleito presidente do Partido Democrático (PD).

Kan substitui o ex-primeiro-minitro Yukio Hatoyama, que renunciou na última quarta-feira (2), devido a sua baixa popularidade e à polêmica sobre uma base dos Estados Unidos no sul do país. Hatoyama ficou no cargo por apenas oito meses e meio.

Naoto Kan é o sexto chefe do governo do Japão desde setembro de 2006, após Junichiro Koizumi, Shinzo Abe, Yasuo Fukuda, Taro Aso e Yukio Hatoyama.

Kan recebeu o apoio de 291 dos 423 parlamentares para assumir o PD, que tem maioria absoluta na Câmara de Representantes. Mais tarde, o recém-nomeado presidente do PD foi confirmado como líder do governo com 313 votos dos 477 deputados presentes na Câmara de Representantes japonesa, na qual seu partido tem maioria absoluta.

O novo primeiro-ministro terá pela frente um país que se esforça para conter uma enorme dívida pública, o crescimento de uma sociedade em envelhecimento e a missão de incrementar as relações com EUA e China.

Antes de assumir, disse em discurso aos integrantes de seu partido que "a primeira coisa que se deve fazer é reconquistar a confiança do povo".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições