MENU

Mundo

Naoto Kan nomeia vice-ministro novo titular de Reconstrução

Naoto Kan nomeia vice-ministro novo titular de Reconstrução

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, nomeou o até agora vice-ministro Tatsuo Hirano novo ministro de Reconstrução, após a renúncia, nesta terça-feira, do responsável dessa pasta após apenas nove dias no cargo.

Hirano, de 57 anos e até agora responsável do Escritório para Política Nacional, substitui Ryu Matsumoto, que renunciou hoje após receber duras críticas pelos controversos comentários emitidos no fim de semana nas zonas atingidas pelo tsunami de março.

As declarações foram captadas pelos microfones da imprensa local e tachadas de "frias" e "arrogantes", pelo tom duro com que se dirigia às autoridades das regiões devastadas.

O novo ministro de Reconstrução, uma pasta criada por Kan no fim de junho para acelerar a reabilitação do nordeste japonês, se encarregará também do novo Ministério para Gestão de Desastres, assim como seu antecessor, informou o ministro porta-voz do Governo, Yukio Edano.

Apesar da rapidez com a qual nomeou um sucessor, a renúncia de Matsumoto representou um novo revés para Kan, cujo Governo parece ter os dias contados depois que ele mesmo assegurou que renunciará assim que a reconstrução estiver encaminhada.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições