MENU

Mundo

Negociadores das Coreias se reúnem para discutir desnuclearização

Negociadores das Coreias se reúnem para discutir desnuclearização

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:33

Os negociadores norte-coreano e sul-coreano se reuniram nesta sexta-feira (22), em Bali (Indonésia), nas primeiras negociações bilaterais sobre a desnuclearização da Coreia do Norte desde dezembro de 2008, informou o ministério sul-coreano das Relações Exteriores.

"Trata-se do primeiro encontro entre os negociadores das duas Coreias há dois anos e sete meses", indicou uma porta-voz do ministério referindo-se ao encontro entre o sul-coreano Wi Sung-Lac e o norte-coreano Ri Yong-Ho.

A Coreia do Norte se retirou das discussões a seis (as duas Coreias, Estados Unidos, Rússia, China e Japão) sobre sua desnuclearização em dezembro de 2008. O Norte abandonou formalmente as negociações em abril de 2009 antes de proceder a um segundo teste nuclear um mês mais tarde.

Até agora, o Norte se negava a negociar bilateralmente com o Sul sobre seu programa de armamento nuclear, estimando que essas armas constituíam um meio de dissuasão contra os Estados Unidos.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições