MENU

Mundo

Nível dos mares pode aumentar meio metro até 2050 e causar danos de US$ 28 bi

Nível dos mares pode aumentar meio metro até 2050 e causar danos de US$ 28 bi

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

Inundações em mais de uma centena de grandes cidades por todo o mundo, em consequência do degelo provocado pelo aquecimento global poderão causar danos em um valor de até 28 bilhões de dólares em 2050, alerta um estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), divulgado nesta segunda-feira.

''Se a temperatura aumentar entre 0,5 e 2 graus até 2050, então é possível que o nível dos mares suba meio metro, provocando importantes danos econômicos'', explicou à agência France-Presse a diretora de Clima e Energia da WWF Suíça, Ulrike Saul.

Um eventual aumento como esse do nível dos mares provocará grandes danos nas 136 cidades portuárias mais importantes do mundo, segundo o estudo, do qual também participou a companhia de seguros alemã Allianz.

''Se as políticas atuais em matéria de proteção do clima não mudarem, o mais provável é que cheguemos a um aumento de dois graus em 2050'', ressaltou Saul.

EUA

A costa nordeste dos Estados Unidos é uma região que será muito afetada pela elevação do nível do mar, que neste caso poderá superar em 15 centímetros o aumento médio mundial.

Em Nova York, ''o aumento do nível do mar poderá ser agravado por um crescimento da frequência e da gravidade das tempestades e furacões'', indica o estudo. Associado a uma elevação do nível do mar, um furacão de categoria 4 pode afetar a cidade, gerando mais de 5 bilhões de dólares em danos em 2050, contra 1 bilhão estimado atualmente, segundo a WWF.

''Esta é a razão pela qual devemos agir para impedir um aumento da temperatura superior a dois graus em relação às temperaturas pré-industriais'', adverte um dos diretores da WWE Suíça, Walter Vetterli, citado em um comunicado.

Para conseguir isso, os países industrializados deverão reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 40% até 2020, estima a organização, que exorta os governos que participarão da cúpula sobre o clima da ONU, que será realizada no próximo mês em Copenhague, a adotar ''um acordo ambicioso e vinculante'' para substituir o Protocolo de Quioto, que expira em 2012.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições