MENU

Mundo

Noivos correm para casar no 11/11/11, considerado dia de sorte

Noivos correm para casar no 11/11/11, considerado dia de sorte

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:21

Milhares de casais programaram seu casamento neste 11 de novembro de 2011 em todo o continente asiático, convencidos de que a simbólica data, 11/11/11, é garantia de um futuro feliz.

Em um cartório civil lotado do centro da cidade de Xangai, mais de 400 noivos correram para ser os primeiros a assinar a certidão de casamento. Alguns chegaram de madrugada para esperar a abertura dos portões.

Segundo uma tradição dos anos 1990, o 11 de novembro é considerado na China como o dia dos solteiros ("guanggunjie"), dos "1" solitários que devem se reunir para celebrar.

A edição 2011 é considerada uma ocasião para acabar com o celibato neste século devido à sucessão dos seis números "1", os chineses dão uma grande importância às cifras e a suas combinações.

Casais fazem fila para casar nesta sexta-feira (11) em Nanjing, na província chinesa de Jiangsu (Foto: AP) Mais de 3.300 casais se uniriam neste 11 de novembro em Xangai, segundo um porta-voz da prefeitura.

A capital econômica chinesa também receberá neste fim de semana, o mais próximo da data feliz, um encontro gigantesco de 10 mil solteiros que buscam o amor.

Muitas outras cidades da China também organizarão centenas de matrimônios, segundo a imprensa oficial. Além disso, ao somar todas os números que formam 11/11/2011, se obtém "8", o número da boa sorte na China. Os Jogos Olímpicos de Pequim foram declarados abertos às 20h08 do dia 08/08/2008.

A crença no dia da boa sorte é compartilhada em outros países da Ásia. No Vietnã, por exemplo, um casamento coletivo de 80 noivos está previsto na Cidade de Ho Chi Minh (ex-Saigon).

Em Cingapura, onde a etnia chinesa representa uma parte importante da população desta cidade-estado, o número de casamentos previstos quintuplicou.

E até na Austrália, onde o 11 de novembro, aniversário do armistício da Primeira Guerra Mundial, recorda os soldados mortos ou feridos em combate, se observou um aumento no número de matrimônios.

Os futuros cônjuges se mostravam ansiosos, contou Renée Wilkins, pastora de uma congregação do Estado de Queensland. "Queriam pronunciar o 'sim' às 11H11", explicou.

"Nós recebemos sem dúvidas mais pedidos nesta data", confirmou Clarice Hee, da empresa que organiza casamentos Eternally Yours.

No entanto, Hee acrescentou que este fenômeno vai ser ofuscado por 20 de novembro próximo, dia em que a data forma uma repetição muito atraente: 20/11/2011.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições