MENU

Mundo

Noruega realiza primeiro funeral para vítimas do massacre

Noruega realiza primeiro funeral para vítimas do massacre

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:32

Familiares e amigos levam o caixão de Bano Rashid,

flores e um retrato da jovem durante cerimônia nesta

sexta (29) (Foto: Wolfgang Rattay/Reuters)

  A Noruega começou a sepultar nesta sexta-feira (29) as primeiras das 76 vítimas do massacre da semana passada, em meio a sinais de um salto na popularidade do Partido Trabalhista, principal alvo do ataque.

Em todo o país, bandeiras foram hasteadas a meio mastro para marcar a primeira semana depois do ataque perpetrado por Anders Behring Breivik, um fanático antiislâmico de ultradireita, que detonou uma bomba no centro de Oslo e promoveu uma chacina armada em uma ilha próxima à capital.

Bano Rashid, de 18 anos, que chegou em 1996 à Noruega, fugindo com a família do Iraque, foi a primeira a vítima a ser enterrada, na igreja de Nesodden, perto de Oslo. A cerimônia combinou orações islâmicas e muçulmanas.

Funeral de Bano Abobakar Rashid, de 18 anos, é realizado uma semana após

 os ataques (Foto: Thomas Winje Oeijord/Scanpix Norway/AP)

  Também estava prevista uma cerimônia mais discreta para o funeral de Ismail Haji Ahmed, de 19 anos, a ser realizada perto de Hamar, ao norte de Oslo. Ahmed, que dançou este ano em um programa de calouros, era um dos três membros da sua família que estavam no acampamento trabalhista na ilha de Utoya, segundo o parlamentar Thomas Breen.     "Perdemos uma das nossas mais lindas rosas", disse ele. Os dois outros familiares sobreviveram.

Breivik, que disse mover uma "cruzada" pela cultura europeia e acusou o Partido Trabalhista de ter feito concessões excessivas à cultura islâmica, foi nesta sexta (29) levado pela segunda vez da prisão para um interrogatório policial.

Montagem mostra algumas das vítimas do atirador (Foto: AFP)

  Partidos políticos

Uma pesquisa de opinião publicada pelo jornal "Sunnmoersposten" indicou que o apoio ao Partido Trabalhista cresceu 10 pontos percentuais (de 28,1 % para 38,7 %) depois dos ataques, o equivalente a um crescimento de quase 40% no número de pessoas que o apoiam. Já o Partido do Progresso, ao qual Breivik já foi filiado, teve uma forte queda.

A comparação leva em conta entrevistas feitas para a pesquisa em duas etapas, quatro dias antes e quatro dias depois do massacre.

O Partido do Progresso se tornou o segundo maior do país depois da eleição parlamentar de 2009, em grande parte graças às suas propostas de combate à imigração. Sua direção afirma que Breivik nunca foi um membro ativo. Separadamente, o primeiro-ministro Jens Stoltenberg deve participar em Oslo de uma cerimônia promovida pelo Partido Trabalhista e por sua ala jovem.

Também estava prevista sua participação em um ato público às 15h30 (10h30 em Brasília) no centro de Oslo, marcando o momento exato em que a bomba caseira, feita com fertilizantes e deixada em um carro, devastou o gabinete dele e outros ministérios.

Além disso, o premiê deve visitar uma mesquita, em um ato para enfatizar a unidade nacional.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições