MENU

Nos arredores de Trípoli, forças leais a Khadafi reprimem protestos

Nos arredores de Trípoli, forças leais a Khadafi reprimem protestos

Atualizado: Quarta-feira, 2 Março de 2011 as 11:42

O poder do líder líbio Muammar Kadhafi está atualmente concentrado na capital Trípoli. Ao longo do dia, as ruas da cidade estão movimentadas e muitos moradores demonstram apoio a Kadhafi. Mas segundo o repórter da BBC Jeremy Bowen, ao sair do centro da capital, a situação parece mais instável.

A equipe de reportagem encontrou o comércio fechado na cidade de Tajoura, a apenas 20 minutos de Trípoli. Um rapaz não quis ser filmado porque teme que o grupo esteja sendo observado por homens leais a Kadhafi.

Tanques das forças de segurança estão nas principais vias de Trípoli.

Na sexta-feira, manifestantes da cidade tentaram chegar ao centro da capital, mas foram reprimidos por forças de segurança. Um deles gravou o momento em que forças leais a Khadafi abriram fogo contra os manifestantes. De acordo com médicos, ao menos sete morreram.

Governos ocidentais vêm aumentando a pressão para que Kadhafi, no poder desde 1969, abandone o governo.

O Conselho de Segurança da ONU, os Estados Unidos e a União Europeia já anunciaram sanções contra o regime de Khadafi, incluindo o congelamento de bens e embargo à venda de armas.

Oposicionistas já dominam boa parte do leste do país, incluindo cidades importantes como Benghazi, a segunda mais populosa da Líbia .    

veja também