MENU

Nova espécie de lagarto é descoberta no Camboja

Nova espécie de lagarto é descoberta no Camboja

Atualizado: Quarta-feira, 22 Fevereiro de 2012 as 6:11

AFP

Pele do animal, que vive a maior parte do tempo no subsolo, cria um efeito de arco-íris na luz solar

 

 

Os cientistas chamaram o animal de Lygosoma veunsaiensis

Foto: Conservation International

Uma nova espécie de lagarto com a pele iridescente, uma longa cauda e patas muito curtas foi descoberta na floresta tropical do nordeste do Camboja. Os cientistas chamaram o animal de Lygosoma veunsaiensis em homenagem à Área de Conservação Veun Sai-Siem, na província de Rattanakiri, onde ele foi encontrado, informou a Conservação Internacional (CI) em um comunicado.

 

O lagarto foi descoberto em 2010 na área remota e pouco explorada da floresta durante pesquisas biológicas lideradas pela Fauna & Flora International (FFI), em parceria com a CI, disse o grupo.

"Estas criaturas são difíceis de encontrar porque passam grande parte de sua vida no subsolo", explicou Neang Thy, um funcionário cambojano do FFI e o primeiro herpetólogo a ver o novo lagarto. Leia mais:
Lagartos usam cauda para controlar direção do corpo ao saltar
Nova espécie de lagarto é encontrada na caatinga do Ceará
Fóssil mostra &primeira fêmea de lagarto grávida&

"Algumas espécies semelhantes são conhecidas apenas por uns poucos indivíduos. Tivemos muita sorte de encontrar um deles", disse Neang Thy.

A nova espécie é incomum porque tem membros muito curtos e uma cauda que é muito maior do que o seu corpo principal. Sua pele tem uma qualidade de refração para as escalas que cria um efeito de arco-íris na luz solar, disse o grupo.

O lagarto foi a terceira nova espécie encontrada nos últimos dois anos em Veun Sai, seguindo a descoberta de um novo tipo de morcego e de um gibão.


Continue lendo...

veja também