MENU

Nova face de mulher desfigurada após ataque de chimpanzé é revelada

Nova face de mulher desfigurada após ataque de chimpanzé é revelada

Atualizado: Quinta-feira, 11 Agosto de 2011 as 12:56

Uma foto divulgada nesta quinta-feira (11) mostra o rosto da norte-americana Charla Nash após uma cirurgia de transplante de face, realizada em maio de 2011 .

Charla Nash logo após a cirurgia que reconstruiu a sua face. (Foto: Hospital Brigham and Women's/AP Photo)

  A mulher de 57 anos foi atacada por um chimpanzé chamado Travis em 2009 e teve o rosto destruído. Ela passou por 20 horas na mesa de operações do hospital Brigham and Women's, centro ligado à Escola Médica de Harvard. Foram transplantados novos lábios, nariz, pele, músculos e nervos faciais. A identidade do doador não foi revelada.     Durante o ataque do primata, Charla também perdeu as mãos. Os médicos tentaram transplantar duas mãos durante a mesma operação que reconstruiu a face de Charla, mas complicações forçaram a equipe a optar pela retirada dos novos órgãos.

Agora, Charla afirma querer apenas retomar a capacidade de poder cheirar, comer e falar corretamente, além de poder beijar os entes queridos.

Os transplantes de face nos Estados Unidos começaram com o caso com Connie Culp, que teve parte do rosto reconstruído em dezembro de 2008. No mundo, o primeiro transplante de face parcial foi realizado pelos professores Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard na paciente francesa Isabelle Dinoire, em 2005.

Charla Nash, antes e depois do ataque do chimpanzé. (Foto: Hospital Brigham and Women's / AP Photo)            

veja também