MENU

Mundo

Nova parcial mostra Karzai com mais de 50% dos votos no Afeganistão

Nova parcial mostra Karzai com mais de 50% dos votos no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Uma nova parcial da apuração das eleições presidencias no Afeganistão divulgada nesta terça-feira, 8 de setembro, com 91,6% dos votos apurados, mostra o presidente Hamid Karzai liderando com 54,1% dos votos, contra 28,3% do principal adversário, Abdullah Abdullah, segundo a comissão eleitoral.

A parcial mostra Karzai com mais de metade dos votos, o que o elegeria imediatamente, sem a necessidade de realizar um segundo turno.

Mais cedo, a comissão de queixas eleitorais afegã, vinculada parcialmente à ONU, afirmou ter encontrado "evidências claras e convincentes de fraude" nas eleições e ordenou uma recontagem parcial dos votos.

A comissão, que avalia as queixas eleitorais, afirmou em comunicado que os votos devem ser recontados e auditados para qualquer zona eleitoral com mais de 600 votos registrados.

Eles também devem ser recontados em qualquer zona eleitoral onde um candidato recebeu mais de 95% dos votos em seções com mais de 100 votos.

"No curso das investigações, a comissão encontrou claras e convincentes evidências de fraude em diversas zonas eleitorais", explicou a comissão em comunicado.

"A comissão observou ainda que uma grande maioria de zonas eleitorais nas quais encontrou fraude tinha um número de urnas muito acima do que se planejou com base em relatórios de vigilantes sobre quantidade de eleitores", explicou..

A comissão é encabeçada por um canadense e três de seus cinco membros foram indicados pela ONU.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições