MENU

Mundo

Nova premiê garante que tropas australianas seguirão no Afeganistão

Nova premiê garante que tropas australianas seguirão no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

A nova chefe do governo da Austrália, Julia Gillard, assegurou nesta sexta-feira ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que seu governo manterá o compromisso da Austrália de continuar com a atual presença militar no Afeganistão.

''Assegurei ao presidente Obama que o enfoque da minha política com o Afeganistão é a mesma adotada até agora pelo governo'', disse Gillard aos jornalistas após sua primeira reunião com os membros do Gabinete.

Gillard assumiu como primeira-ministra na quinta-feira passada, depois que o Partido Trabalhista retirou o apoio a Kevin Rudd, que estava à frente do governo há quase três anos.

A primeira mulher que assume a chefia de Governo na Austrália assinalou que ''apoia completamente'' o desdobramento dos cerca de 1.550 soldados que o país tem em solo afegão, apesar de as 16 mortes de militares australianos ocorridas desde 2002 fazerem com que a população peça a retirada das tropas.

Nesta semana, o ministro da Defesa, John Faulkner, anunciou que a Austrália deve retirar suas tropas do Afeganistão em três anos, quando for concluída a missão de treinar o Exército do país asiático.

Faulkner explicou que as forças australianas terminarão de treinar o Exército afegão entre 2012 e 2014, e a partir daí os soldados ficarão outros 12 meses no país para supervisionar os membros das forças armadas locais.

O ministro informou o plano depois que cinco soldados australianos morreram este mês no Afeganistão, três em um acidente de helicóptero e outros dois em decorrência da explosão de uma bomba.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições