MENU

Mundo

Nova remessa de lixo britânico deve ser devolvida nos próximos dias

Nova remessa de lixo britânico deve ser devolvida nos próximos dias

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Mais 144 toneladas de lixo da Inglaterra enviado ilegalmente para o Brasil deverão ser devolvidos ao Reino Unido nos próximos dias. O lixo, que está no Porto Seco de Caxias do Sul (RS), será colocado em contêineres a partir de segunda-feira, 31 de agosto, e embarcado até o dia 10 de setembro.

A maior parte do lixo, cerca de 1,5 mil toneladas, já foi devolvida e chegou ao Reino Unido no último dia 21. No entanto, alguns contêineres haviam sido abertos e despejados no Porto Seco de Caxias do Sul e não foram embarcados na primeira remessa.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a empresa importadora alegava dificuldades para encontrar contêineres disponíveis para transportar o lixo. Na última semana, contêineres vazios foram enviados do Porto de Rio Grande, também no Rio Grande do Sul, para o local onde está o material.

O lixo britânico foi enviado ao Brasil como carga de polímeros de etileno e resíduos plásticos para reciclagem. Mas o que o Ibama e a Receita Federal encontraram - após uma denúncia anônima - foram fraldas usadas, pilhas, seringas utilizadas, lixo doméstico, preservativos, entre outros produtos.

Seis empresas importadores foram multadas pelo Ibama, num valor total de R$3,8 milhões. Os responsáveis pela exportação estão sendo investigados pelas autoridades ambientais britânicas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições