MENU

Mundo

Novo conceito de balão cativo informa a população sobre a qualidade do ar

Novo conceito de balão cativo informa a população sobre a qualidade do ar

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A empresa francesa Aérophile acaba de implantar em Paris um conceito inédito de balão cativo, sem similar no mundo. Esta atração turística incomparável atinge uma dimensão social quando se torna uma ferramenta original e espetacular de informação sobre a qualidade do ar.  

Pela primeira vez no mundo, o ar é visível. Graças a um sistema de iluminação revolucionário, o balão passa a informar, em tempo real, a população sobre a poluição atmosférica, através de dois índices distintos:

a qualidade do ar ambiente, refletida graças a uma iluminação geral do balão através de três projetores situados a equador do envelope, visível, sobretudo à noite. a qualidade do ar nas proximidades de grandes vias de circulação da cidade, graças a um feixe de laser rotativo de alta potência que se espalha pelo trópico sul do envelope. Em Paris, são os receptores instalados pela AIRPARIF (órgão responsável pelo monitoramento da qualidade do ar na região parisiense) em vários lugares da capital que fornecem dados, segundo o novo índice europeu desenvolvido no âmbito do projeto CITEAIR, atualmente utilizado por cerca de trinta grandes cidades.

Os índices obtidos evidenciam a quantidade dos três poluentes mais nocivos (dióxido de nitrogênio, ozônio e partículas) presentes na atmosfera, de acordo com o seguinte código de cores: vermelho para uma qualidade do ar péssima, laranja para má, amarelo para regular, verde claro para boa e verde para excelente.

Este novo conceito, visível em um raio de mais de 20 km, é perfeitamente viável em outras capitais do mundo.

Balões da Aérophile: funcionamento simples, seguro e ecológico

Contendo 6.000 m³ de hélio e presos à terra por um cabo móvel controlado por um guindaste hidrelétrico, os balões criados pela Aérophile são totalmente ecológicos. Baseados no princípio de Arquimedes, eles podem carregar até 30 passageiros (cerca de 2,5 toneladas) sem fazer nenhum ruído e sem turbulências, além de atingir 150 metros de altitude (ou 300 metros como em Dubai) acima das cidades.

Os produtos criados pela Aérophile seguem as normas mais exigentes em termos de qualidade e segurança. Reconhecida por seu savoir-faire, a empresa já vendeu seus balões para cerca de vinte países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Camboja, China, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Líbano, Portugal, Singapura, Suíça e Turquia), nos quais encontram-se instalados em locais de prestígio:

- no maior parque de atrações europeu: Disneyland Resort Paris;

- no maior parque de atrações chinês: Ocean Park em Hong Kong;

- em grandes megalópoles como: Paris, Berlim, Singapura, Dubai, Istambul;

- em grandes espaços culturais ou naturais como: Angkor Vat no Camboja ou Great Park na Califórnia.

Postado por: Claudia Moraes

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições