MENU

Mundo

Novo terremoto atinge a Indonésia após abalo ter deixado mais de 500 mortos

Novo terremoto atinge a Indonésia após abalo ter deixado mais de 500 mortos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

A terra voltou a tremer nesta quinta-feira, 1º de otubro, na Indonésia, após um forte abalo que deixou mais de 500 mortos na região nesta quarta.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o novo tremor teve magnitude 6,6 e ocorreu a 160 km da província de Bengkulu, em Sumatra. O novo terremoto destruiu edifícios e deixou regiões sem energia.

O abalo ocorre em meio a operações de resgate para retirar dos escombros sobreviventes do forte abalo desta quarta-feira, que teve magnitude 7.6.

Segundo o ministério de Assuntos Sociais, há até agora a confirmação de 529 mortos e 440 feridos graves. ''Pensamos que morreram milhares de pessoas'', disse o chefe da célula de emergência do Ministério da Saúde, Rustam Pakaya.

''Não vamos subestimar o desastre. Vamos nos preparar para o pior. Vamos fazer de tudo para ajudar as vítimas'', disse o presidente Susilo Bambang Yudhoyono em Jacarta, antes de ir para Padang.

Segundo Pakaya, há ao menos 500 casas destruídas em Padang, e no mínimo 100 pessoas estariam sob escombros.

Os trabalhos são difíceis porque as telecomunicações estão cortadas na região antingida. O governo também teme que existam vítimas em áreas não urbanas da costa.

A cidade de Padang, capital da província indonésia de Sumatra Ocidental, fica sobre uma das falhas geológicas mais ativas do mundo, parte do chamado ''Anel de Fogo do Pacífico''.

''Eu já vi terremotos aqui antes e este foi o pior. Há sangue por toda parte, pessoas com seus membros amputados. Vimos prédios caírem, pessoas morrendo'', disse o norte-americano Greg Hunt, 38, no aeroporto de Padang.

Um repórter da Reuters na cidade afirmou que os bombeiros estavam retirando pessoas dos edifícios, mas havia pouco sinal de alguma ajuda sendo distribuída. Foi reportada ainda uma falta de combustível e relatos de roubos.

Tsunami

O tremor ocorre um dia depois de um forte terremoto seguido de tsunami ter atingido a região de Samoa Americana e Samoa, na Oceania, deixando ao menos 100 mortos. O abalo foi sentido em toda a região, e alguns edifícios comerciais altos de Cingapura, 440 km a nordeste, foram desocupados.

2004

Em 2004, um terremoto de magnitude 9,15, com epicentro a cerca de 600 km a noroeste de Padang, provocou o tsunami que matou 230 mil pessoas em vários países banhados pelo Oceano Índico.

Várias partes do país propensas a terremotos realizam treinamentos regulares contra tsunamis, e o Serviço Nacional de Desastres envia alertas por mensagem de texto aos celulares de quem solicitar.

Mas alguns especialistas têm dito que a Indonésia precisa tomar mais medidas para reduzir os riscos. No caso de Padang, seria necessário haver mais estradas e outras rotas de escape, afirmou neste ano Hugh Goyder, consultor da Estratégia Internacional de Redução de Desastres da ONU.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições