MENU

Número de militares mortos em junho no Afeganistão atinge 75

Número de militares mortos em junho no Afeganistão atinge 75

Atualizado: Quarta-feira, 23 Junho de 2010 as 4:42

A morte de seis soldados da Otan nesta quarta-feira (23) faz de junho de 2010, que registra até agora 75 militares mortos, um dos meses mais mortíferos para as forças internacionais em oito anos e meio de guerra no Afeganistão.

Quatro soldados da força da Otan (Isaf) morreram na explosão de bombas artesanais, a arma preferida dos talibãs, indicou a Isaf em um curto comunicado, sem revelar a nacionalidade das vítimas.

Pouco antes, a Inglaterra havia anunciado que um de seus soldados integrantes da Isaf havia falecido em um tiroteio na província de Helmand, bastião dos talibãs no sul.

Com 75 mortos em três semanas, junho já é um dos meses mais mortíferos para as forças internacionais desde o início de sua intervenção no Afeganistão, no final de 2001.

Este balanço é apenas superado ou igualado (faltando alguns dias para o fim do mês) - por julho (76 mortos), agosto (77), setembro (70) e outubro (74) de 2009, segundo números divulgados pelo site independente icasualties.org.

A insurreição dos talibãs intensificou-se consideravelmente nos últimos três anos, apesar da presença das forças internacionais, cujo efetivo atual é de 142 mil homens.

Este número será elevado a mais de 150 mil até agosto, com a chegada do reforço de 30 mil soldados americanos ordenado pelo presidente Barack Obama.

veja também