MENU

Número de mortos por inundações na Tailândia sobe a 533

Número de mortos por inundações na Tailândia sobe a 533

Atualizado: Quinta-feira, 10 Novembro de 2011 as 10:23

As autoridades da Tailândia elevaram nesta quinta-feira (10) para 533 o número de mortos causados pelas inundações que afetam províncias do planalto central e áreas da capital, Bangcoc.

O Departamento para Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais informou que 24 das 77 províncias do país continuam parcialmente alagadas e que a situação piorou em Nakhon Sawan, situada ao oeste da capital e cortada por uma estrada que a conecta ao sul do país.

As autoridades temem que o aumento do nível da água em Nakhon Sawan torne a estrada intransitável e que Bangcoc fique isolada.

Aviões em pista alagada no aeroporto doméstico Don Muang, em Bangcoc, nesta quinta-feira (10) (Foto: AFP) Nos próximos 11 dias, as autoridades esperam drenar a água que inunda vários distritos próximos ao centro de Bangcoc, após conseguir desviar para o mar mais de 8,5 bilhões de metros cúbicos, informou a imprensa local.

O porta-voz do Departamento de Irrigação, Boonsanong Suchatpong, estimou em 14 bilhões de metros cúbicos a tromba d'água de água que começou a cair há mais de três meses no país.

Com uma capacidade de drenagem de 400 milhões de metros cúbicos por dia, o Departamento de Irrigação confia que as ruas de Bangcoc estarão completamente secas em 11 dias.

Além de alagar sete parques industriais e obrigar centenas de milhares de pessoas a viverem em áreas arrasadas, as inundações também atingiram várias universidades e colégios em Bangcoc e outras províncias.

As inundações, que deixaram pelo menos 2,9 milhões de desalojados, começaram em julho com o transbordamento de rios e pântanos do norte e da região central por conta das fortes chuvas da monção e de três tempestades tropicais consecutivas.          

veja também