MENU

Mundo

Número de mortos por terremoto no centro da Itália sobe a 281, diz polícia

Número de mortos por terremoto no centro da Itália sobe a 281, diz polícia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Buscas por sobreviventes continuarão ao menos até a Páscoa.

Novo tremor, de 3,1 graus, foi registrado na manhã desta quinta.

O número de mortos vítimas do terremoto da madrugada de segunda-feira no centro da Itália subiu para 281, segundo balanço divulgado pela polícia no final da tarde desta quinta-feira, 09 de abril.

Mais cedo, o premiê da Itália, Silvio Berlusconi, disse que 20 mil pessoas afetadas pelo tremor foram atendidas nos últimos dias. Há 10 mil desabrigados, e 11.669 pessoas trabalham no resgate, que deve durar até a Páscoa. Foram instaladas 3.289 barracas para abrigar desabrigados, disse o premiê.

Uma série de tremores secundários interrompeu nesta quinta o trabalho de equipes de resgate.

Enquanto o país conta os mortos, a terra não para de tremer. Um novo forte  tremor, de 5,3 graus na escala Richter, atingiu o centro da Itália na noite desta quarta-feira, 08 de abril, e uma última réplica foi registrada já no início da manhã, de 3,1 graus. Não há notícias de novas vítimas.

O tremor que causou toda a devastação na segunda-feira, 06 de abril, registrou entre 5,8 graus e 6,3 graus na escala Richter.

As réplicas aterrorizam os sobreviventes, que enfrentam o desabrigo e o frio. "Nós perdemos tudo, mas estamos agradecidos por estarmos vivos. Os funcionários do resgate são verdadeiros anjos", disse à agência de notícias Associated Press Anna Chiara, que estava em uma tenda com seu marido na cidade de L'Aquila.

Os bombeiros ainda procuram por sobreviventes, porém o país já começou a enterrar as primeiras vítimas do terremoto. Em Pescara, o caixão de um jogador de futebol, de 24 anos, foi conduzido sob aplausos para uma igreja.

O ministro do Interior afirmou que as buscas vão continuar pelo menos até a Páscoa.

Enterro coletivo

A principal cerimônia vai acontecer em L’Aquila, principal cidade devastada pelos tremores. Os funerais solenes foram marcados para sexta-feira (10) de manhã. Será um enterro coletivo.

A imprensa local anunciou a chegada do presidente da República, Giorgio Napolitano, a Abruzzo esta manhã para homenagear as vítimas do terremoto e para se reunir com a Defesa Civil.

À medida que as horas passam, a esperança se transforma em agonia, dos familiares e dos bombeiros. Desde a manhã desta quarta, nenhum sobrevivente foi encontrado. Entre os mortos já confirmados estão 16 crianças.

Se há indignação é com o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que comparou a situação dos que estão abrigados em barracas de lona a um fim de semana num camping. "Eu quis apenas animar as pessoas", disse Berlusconi.

Punição severa para saqueadores

O primeiro-ministro anunciou punições severas para quem praticar saques e mandou o Exército vigiar as casas. Dezenas de roubos já foram registrados na periferia de L’Aquila.

Nesta quarta-feira, a cantora Madonna anunciou a doação de US$ 500 mil dólares para os sobreviventes. O papa Bento XVI prometeu visitar a província depois da Páscoa.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições