MENU

Mundo

Nuvem de cinzas deve cancelar mil voos na Europa nesta segunda-feira

Nuvem de cinzas deve cancelar mil voos na Europa nesta segunda-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Passageiros dormem em bancos no aeroporto de Belfast, na Irlanda do Norte; terminal foi afetado por cancelamentos de voos em todo o Reino Unido

A Organização Europeia pela Segurança do Tráfego Aéreo (Eurocontrol) informou nesta segunda-feira (17) que cerca de mil voos deverão ser cancelados no continente por causa da nuvem de cinzas expelida pelo vulcão islandês Eyjafjallajokull.

De acordo com a agência, as restrições ao tráfego aéreo devem atingir especialmente o sudeste do Reino Unido e a Holanda. Aeroportos na Irlanda do Norte, Irlanda, Escócia e Inglaterra estão entre os mais afetados.

Os aeroportos de Amsterdã-Schipol e Roterdã, na Holanda, bem como o terminal de Ostende, na Bélgica, permanecerão fechados ao menos até as 14h locais (9h de Brasília).

Já os aeroportos de Heathrow - o mais movimentado do mundo em tráfego internacional - e Gatwick, em Londres, permanecerão abertos, mas operando com restrições por causa da proximidade da nuvem de cinzas, informou o Serviço de Controle de Tráfego Aéreo do Reino Unido (Nats).

De acordo com o Nats, os aeroportos que ficarão fechados até as 13h locais (9h de Brasília) incluem todos os da Irlanda do Norte, os terminais de Edimburgo, Aberdeen e Inverness, na Escócia, o aeroporto de Cardiff, no País de Gales, e os terminais de Swansea, Bristol e Farnborough, na Inglaterra.

Neste domingo (16), a concentração de cinzas sobre o Reino Unido provocou o cancelamento de cerca de 400 voos, de acordo com a Eurocontrol. A agência diz que a tendência é que os detritos vulcânicos sejam dispersados pelo vento ao longo do dia, mas que o prejuízo para o tráfego aéreo poderá ser sentido até esta terça-feira (18).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições