MENU

Mundo

Nuvem de cinzas fecha aeroporto na Islândia

Nuvem de cinzas fecha aeroporto na Islândia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Uma mudança na direção dos ventos provocou o deslocamento da nuvem de cinza do vulcão islandês Eyjafjallajökull, causando o fechamento temporário do aeroporto internacional de Keflavík, o principal terminal da Islândia, nesta sexta-feira (14).

As autoridades locais informaram que manterão o aeroporto fechado ao tráfego aéreo pelo menos até as 11h de Brasília e desviaram para o aeroporto de Akureyri, no norte do país, os voos que chegaram dos Estados Unidos.

A nuvem de cinza se movimenta agora em direção ao sudoeste e alcançou nas últimas horas, pela primeira vez desde o início da erupção, há um mês, localidades situadas a oeste do vulcão, como a região de Selfoss.

Cientistas do Instituto Meteorológico Islandês dizem que a erupção do vulcão permanece estável e que a nuvem de cinzas e gás subiu até 6.000 m de altitude devido a ventos fortes e a uma corrente de ar instável procedente do sul da Islândia.

A geleira onde está o vulcão sofreu nesta quinta-feira (13) quatro pequenos terremotos, que aparentemente não mudaram a intensidade da erupção. Especialistas dizem que também não há indícios de que ela vá se extinguir em breve.

Em abril, a erupção do vulcão islandês causou milhares de cancelamentos de voos em aeroportos por toda a Europa, deixando milhões de passageiros presos e causando prejuízos de até R$ 3 bilhões às companhias aéreas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições