MENU

Mundo

Obama celebra acordo que divide poder entre facções no Iraque

Obama celebra acordo que divide poder entre facções no Iraque

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

O acordo político para compartilhar o poder no Iraque, finalmente alcançado após oito meses de bloqueio, é uma "etapa importante" na história do país, declaeou nesta sexta-feira (12) em Seul o presidente americano, Barack Obama.

O governo iraquiano será "representativo, integrador e refletirá a vontade do povo iraquiano", declarou Obama, após a conclusão da cúpula do G20 na capital sul-coreana.

É outro "passo importante na história moderna do Iraque", disse, acrescentando que os Estados Unidos se esforçaram durante muito tempo para que "um governo amplo" pudesse ser montado.   O Iraque começou a sair, na quinta-feira, de uma crise política que já dura oito meses, com um acordo assinado entre as diferentes facções sobre a partilha do poder. O presidente Jalal Talabani foi reeleito, e anunciou a recondução de Nuri al-Maliki ao posto de primeiro-ministro.

O acordo divide os principais cargos do país entre as várias etnias e religiões, já que o presidente da República será curdo, o primeiro-ministro, xiita, e o presidente do parlamento, sunita.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições