MENU

Mundo

Obama chega a Louisiana para visitar região afetada por mancha de óleo

Obama chega a Louisiana para visitar região afetada por mancha de óleo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciou nesta sexta-feira sua segunda visita à região afetada pela mancha de óleo no Golfo do México, onde a britânica BP tenta selar o poço avariado depois de diversos esforços em vão desde o início do vazamento, em abril.

Apenas depois de 48 horas a empresa poderá saber se a operação teve êxito, informou nesta sexta-feira o diretor da British Petroleum (BP), Tony Hayward, à emissora americana ABC.

''Provavelmente, terão de passar ao menos 48 horas antes de termos certeza de que conseguimos'', disse.

A petroleira britânica utiliza atualmente dois métodos para tentar interromper o vazamento gerado pelo naufrágio da plataforma Deepwater Horizon, em 22 de abril, a 80 km da costa de Louisiana (sul do país).

Será bombeado lodo dentro do poço avariado, método que se complementa com outro que se consiste na injeção de resíduos. Finalmente, quando o fluxo tiver sido detido, a tubulação será selada com cimento, explicou Hayward.

No entanto, ele reiterou que é muito cedo para falar em êxito de qualquer dos métodos da operação, que nunca foi realizada a uma profundidade de 1.500 metros.

O almirante Thad Allen, coordenador da resposta diante do derramamento de petróleo, disse à emissora ABC que o primeiro método, a princípio, parece estar funcionando.

''Com o barro, conseguiram empurrar os hidrocarbonetos para baixo. O desafio agora é colocar barro suficiente no poço para manter a pressão a um nível que lhes permita pôr um tampão de cimento'' para selá-lo, explicou Allen.

Segundo um grupo de especialistas contratado pelo governo americano, de 2 a 3 milhões de litros de petróleo estão sendo jogados diariamente no Golfo do México desde 22 de abril, dois dias depois da explosão que matou 11 operários da BP na plataforma Deepwater Horizon.

Desde então, a BP e as agências federais americanas trabalham arduamente para conter e frear a expansão do vazamento.

Obama, que chegou nesta sexta-feira a Nova Orleans, Louisiana, irá se reunir com o almirante Allen e visitará uma praia onde foram instaladas barreiras de contenção contra a mancha de óleo.

Também terá encontros com funcionários locais, incluindo o governador do estado, Bobby Jindal.

Nesta sexta-feira, a União Europeia (UE) anunciou o envio aos Estados Unidos de material especializado para as brigadas que trabalham no vazamento, incluindo três complexos sistemas de braços que serão acoplados às embarcações que participam das tarefas de recuperação do petróleo derramado.

''Somos solidários com nossos amigos americanos que fazem frente a este desastre ambiental'', declarou em comunicado Kristalina Georgieva, comissária europeia encarregada da ajuda de emergência.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições