MENU

Mundo

Obama desembarca na Irlanda, primeira etapa de viagem europeia

Obama desembarca na Irlanda, primeira etapa de viagem europeia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

O presidente americano, Barack Obama, desembarcou nesta segunda-feira (23) na Irlanda , primeira etapa da viagem de uma semana à Europa.

  O Air Force One pousou em Dublin às 9h30 (5h30 de Brasília), pouco antes do previsto.

Obama, que está acompanhado pela primeira-dama Michele e ficará menos de 24 horas na Irlanda, terá uma reunião com a presidente irlandesa, Mary McAleese, e depois um encontro com o primeiro-ministro Enda Kenny.

A visita acontece em um momento de grave crise econômica irlandesa.

Barack Obama posa para foto com a presidente irlandesa, Mary McAleese, em Dublin (Foto: Reuters)

  Mas o grande momento da visita à ilha, cercada por um grande dispositivo de segurança como a da rainha Elizabeth II na semana passada, será a viagem à pequena cidade de Moneygall, de onde era originário um dos tataravós de Obama por parte de mãe.

Filho de um sapateiro, o antepassado de Obama, Falmouth Kearney, viveu na localidade, que fica a 130 km de Dublin, até os 19 anos, antes de emigrar para os Estados Unidos em 1850, fugindo da fome como muitos compatriotas. Na localidade ainda vive um primo distante do presidente americano, Henry Healy, de 26 anos.

O presidente Obama deve pronunciar ainda um discurso no final do dia nas escadas do Banco da Irlanda, no centro da capital.

Ventania

Na chegada ao aeroporto de Dublin, a primeira-dama americana, Michelle Obama, sofreu com os fortes ventos, que bagunçaram seus cabelos. A cena foi registrada pelos fotógrafos.

Sequência de imagens mostra a bagunça causada pelo vento nos cabelos de Michelle Obama, primeira-dama dos EUA, na chegada à Irlanda (Foto: Reuters)            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições