MENU

Mundo

Obama diz que estuda ideias republicanas para reforma na saúde

Obama diz que estuda ideias republicanas para reforma na saúde

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que está explorando quatro ideias de líderes republicanos para a reforma no sistema de saúde, e novamente pediu apoio dos dois grandes partidos para conseguir o que chamou de "conquista verdadeiramente histórica".

"Após décadas tentando, estamos mais perto do que nunca de fazer da reforma dos seguros de saúde uma realidade. Espero trabalhar com os senhores para completar o que seria uma conquista verdadeiramente histórica", assinalou Obama em carta a líderes republicanos do Congresso.

O presidente enviou a carta um dia antes de apresentar uma versão modificada da proposta apresentada na semana passada para reformar o que é considerado o sistema de saúde mais caro do mundo.

A nova proposta poderia incluir algumas das ideias apresentadas por líderes republicanos.

Na carta, Obama agradeceu pelas sugestões apresentadas durante uma cúpula de sete horas com líderes democratas e republicanos na quinta-feira passada e que, segundo ele, "está explorando".

Essas ideias, como explicou, buscam combater a fraude nos programas de assistência médica para pobres e idosos; um aumento nos pagamentos aos que atendem pessoas de baixa renda; incentivos para programas pilotos que resolvam disputas por negligência médica e a possível expansão de 'contas de poupança' para despesas com saúde.

Segundo Obama, apesar de haver "pontos importantes de desacordo" entre democratas e republicanos sobre como reformar o sistema de saúde com responsabilidade fiscal, existe consenso em outros.

O chefe de Gabinete de Obama, Rahm Emanuel, disse que amanhã o presidente novamente tentará persuadir o Congresso a superar as diferenças partidárias e aprovar a reforma.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições