MENU

Obama diz que EUA estão mais fortes dez anos após 11/9

Obama diz que EUA estão mais fortes dez anos após 11/9

Atualizado: Sábado, 10 Setembro de 2011 as 9:52

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado em seu programa de rádio semanal que o país está mais forte dez anos após os atentados terroristas de 11 de Setembro e disse que os americanos vão seguir com suas vidas, apesar das ameaças à segurança.

Segundo a Casa Branca, Obama visitará no domingo os três locais atacados em 11 de setembro de 2001 --o Marco Zero em Nova York, um terreno baldio em Shanksville (Pensilvânia) e o Pentágono, nessa ordem-- e oferecerá seu discurso pela noite no Kennedy Center.

Obama assegurou neste sábado que, uma década depois dos ataques mataram cerca de 3 mil pessoas, o país "se manteve forte frente ameaças, e fortalecemos nossa segurança nacional, melhorando nossas alianças e posicionando a Al Qaeda no caminho da derrota".

"Ao olhar para o futuro, seguiremos demonstrando que os terroristas que nos atacaram são impotentes frente à coragem e resistência do povo americano", acrescentou Obama.

Os terroristas "quiseram privar-nos da unidade que nos define como povo. No entanto, não vão ser levados à divisão ou suspeita. Somos americanos, e somos mais fortes e mais seguros quando seguimos leais aos valores, liberdades e diversidade que fazem-nos incomparáveis entre nações" enfatizou.

Para Obama, os atos de comemoração do 11/9 durante o fim de semana constituem uma ocasião na qual "estamos nos unindo como nação solidária para lembrar das vítimas e reafirmar nosso compromisso de cumprir sempre nossa lealdade a eles e suas famílias".

Além disso, destacou o "heroísmo" das equipes de resgate que "arriscaram suas vidas para salvar outros", e agradeceu o trabalho do serviço nas Forças Armadas dos EUA.    

veja também