MENU

Mundo

Obama diz que há avanços no Afeganistão, apesar das dificuldades

Obama diz que há avanços no Afeganistão, apesar das dificuldades

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:18

O presidente Barack Obama afirmou nesta segunda-feira (2) que os Estados Unidos registram avanços no Afeganistão, apesar das "enormes dificuldades que enfrentam", em um discurso a ex-combatentes em Atlanta.

"Nós enfrentamos enormes dificuldades no Afeganistão. Mas é importante que os americanos saibam que realizamos avanços e visamos a objetivos bem definidos e acessíveis", assinalou.

O presidente disse ainda que os Estados Unidos finalizarão sua missão no Iraque como estava previsto em 31 de agosto. "Pouco depois de assumir meu cargo, anunciei minha nova estratégia para o Iraque", disse Obama. "E deixei claro que em 31 de agosto finalizaremos nossa missão de combate no Iraque. E isso é exatamente o que vamos fazer, como premetemos e está previsto".

Apesar do impasse em Bagdá para a formação de um novo governo, Obama enfatiza as conquistas no Iraque e discutir a mudança atualmente em andamento nas tropas dos EUA para um papel de conselheira mais do que de ação. "Como candidato para presidente, eu prometi levar a guerra no Iraque para um fim responsável", disse.

O discurso de Obama sobre o Iraque  acontece em um momento em que ele enfrenta oposição crescente nos EUA à guerra do Afeganistão, onde ele aumentou o número de tropas.

Ao mesmo tempo que prometeu retirar as tropas do Iraque, Obama também deixou claro que os EUA manterão uma "força de transição" no Iraque por algum tempo para ajudar a treinar as tropas do Iraque e ajudá-las em operações de contraterrorismo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições