MENU

Mundo

Obama e Cameron planejam mudar papel da missão no Afeganistão

Obama e Cameron planejam mudar papel da missão no Afeganistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

iG São Paulo

Plano prevê suporte às forças de segurança do país a partir de 2013 e transferência total para mãos afegãs em 2014

Líderes dos Estados Unidos e do Reino Unido detalharam, nesta quarta-feira, planos de mudar o papel da missão no Afeganistão para um perfil mais voltado ao suporte e consultoria. A ideia é que tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) passem a dar suporte para forças de segurança afegãs a partir de 2013, e a segurança do país passe para mãos afegãs em 2014.

Visita: Obama e Cameron assistem à partida de basquete em Ohio, nos EUA

Em reunião com o presidente americano, Barack Obama, o premiê britânico, David Cameron, disse que a missão no Afeganistão está nas fases finais. “Não vamos desistir da missão porque o Afeganistão nunca mais deve ser um paraíso para a Al-Qaeda lançar ataques contra nós. (...) Agora estamos nas fases finais da nossa missão militar”.

 

 

Obama e Cameron passam em revista às tropas em cerimônia de chegada à Casa Branca

Foto: AP

Obama deu apoio para a mudança de perfil da missão, mas disse que o plano de passar gradualmente a segurança e as forças do país para as mãos afegãs permanece. O presidente americano voltou a ressaltar que não haverá “mudanças imediatas” no plano já traçado para trazer as forças ocidentais de volta para casa.

 

EUA e Reino Unido são os países com mais soldados na coalizão internacional do Afeganistão, que chega ao 11º ano de guerra. EUA, Reino Unido e as forças da Otan concordaram em manter as tropas no país até 2014, quando o presidente afegão, Hamid Karzai, sai do cargo.

A reunião entre Obama e Cameron ocorre antes da cúpula da Otan em Chicago, em maio, quando espera-se a confirmação sobre a data de retirada das forças ocidentais. "Na cúpula da Otan em minha cidade-natal de Chicago, vamos determinar a próxima fase da transição”, disse Obama.

Presente

Cameron e sua família foram presenteados por Obama e sua esposa, Michelle, com uma churrasqueira e mel colhido na própria Casa Branca.

A churrasqueira, "um clássico" das famílias americanas, é de madeira e tem as bandeiras dos Estados Unidos e do Reino Unido gravadas. Acompanham o utensílio dois aventais de chef com os nomes de Cameron e de sua esposa, Samantha, bordados na frente.

Michelle Obama presenteou Samantha Cameron com uma jarra de cristal com mel da Casa Branca, além de sementes de camomila colhidas nos jardins da mansão presidencial.

Na terça-feira à noite, Obama e Cameron foram assistiram à uma partida de basquete da liga universitária dos EUA. No jogo, que ocorreu em Dayton, no Estado de Ohio, os líderes comeram cachorro-quente e conversaram.

Massacre: Soldado suspeito de mortes de civis é retirado do Afeganistão

Já as Michelle e Samantha dividiram as tarefas de anfitriãs nos mini Jogos Olímpicos para estudantes das escolas da região de Washington.

*Com AP


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições