MENU

Mundo

Obama envia Hillary ao Oriente Médio para conter crise em Gaza

Obama envia Hillary ao Oriente Médio para conter crise em Gaza

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

Secretária de Estado se reunirá com Netanyahu e com autoridades palestinas e egípcias; há informações de que Israel impôs quinta como prazo para diálogo por cessar-fogo funcionar

O presidente dos EUA, Barack Obama, enviou a secretária de Estado Hillary Clinton ao Oriente Médio nesta terça-feira em uma tentativa de conter o conflito sangrento entre Israel e Hamas, com a mensagem de que a escalada da violência não é de interesse de ninguém.

Hillary partiu às pressão do Camboja, onde estava com Obama para participar de encontros com líderes asiáticos. Segundo a Casa Branca, ela fará três paradas: se reunirá em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense, Benyamin Netanyahu, com autoridades palestinas em Ramallah, na Cisjordânia, e com líderes egípcios no Cairo.

A viagem de Hillary marca o envolvimento mais forte de Obama em um conflito de uma semana que matou mais de cem palestinos e três israelenses, com centenas de feridos. Apesar de os EUA terem apoiado o direito de defesa de Israel, o governo Obama alertou seu aliado contra engajar-se em uma invasão terrestre que aumentaria ainda mais a violência.

Segundo a rede britânica BBC, Israel pôs seu planos para uma operação terrestre \"em espera\" para dar uma chance às negociações por uma trégua com militantes do Hamas, disseram autoridades.  Há informações de que Israel impôs como prazo a quinta-feira.

Netanyahu: Israel está preparado para expandir operação em Gaza

A violência na região se intensificou no dia 14, após a morte do comandante militar do Hamas, Ahmed Jabari, em um ataque aéreo israelense. Israel afirma que a morte de Jabari e o bombardeio a Gaza são respostas aos disparos de foguetes por militantes palestinos contra seu território.

Imagens: Israel divulga vídeo de ataque que matou líder do Hamas

Além de Hillary, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou segunda-feira à região pedindo um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. No entanto, lançamentos de foguetes palestinos e ataques aéreos israelenses continuam pelo sétimo dia consecutivo.

Militantes do Hamas disseram ter disparado 16 mísseis contra a cidade de Beersheba, no sul de Israel, após o Exército israelense ter alvejado cerca de cem locais em Gaza durante a noite, incluindo um armazém de munição e a sede do Banco Nacional Islâmico.

Ban, que está em Cairo, pediu por um cessar-fogo imediato e disse que uma operação israelense por terra em Gaza seria uma \"escalada perigosa\" que deve ser evitada.

Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições