MENU

Mundo

Obama pede a republicanos que deixem disputas de lado

Obama pede a republicanos que deixem disputas de lado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (4) que convidou os principais dirigentes republicanos e democratas para uma reunião na Casa Branca quando forem retomadas as sessões no Congresso no fim do mês.

A reunião foi agendada para 18 de novembro. Obama pediu que republicanos e democratas abandonem as disputas.

"Não podemos nos permitir dois anos só brigando", disse, depois de reunião com sua equipe.

A declaração é feita dois dias depois das eleições parlamentares em que o Partido Republicano retomou o controle da Câmara de Representantes.

"O que precisamos fazer é assegurar que vamos trabalhar juntos, tanto democratas como republicanos", disse.

Obama também desafio sua equipe a trabalhar melhor, depois da derrota nas urnas, para acelerar o processo de recuperação econômica.

Desarmamento nuclear

Obama também afirmou que espera que o tratado russo-americano de desarmamento nuclear, o novo START, possa ser ratificado no Congresso antes da entrada dos parlamentares eleitos.

"Negociamos com os russos importantes reduções de nosso arsenal nuclear. É algo que sempre foi apoiado pelos dois partidos", disse.

"Não é um tema tradicionalmente democrata ou republicano, e sim uma questão de segurança nacional americana e espero que ratifiquemos o tratado antes de nos irmos", afirmou, em alusão à última sessão do Congresso atual que conta com uma maioria democrata.

Obama afirmou ainda que a votação enviará um forte sinal à Rússia sobre a seriedade americana em termos de reduzir os arsenais nucleares.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições