MENU

Mundo

Obama pressiona Congresso por imigração, mas deve enfrentar divisões

Obama pressiona Congresso por imigração, mas deve enfrentar divisões

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu na terça-feira (29) ao Congresso para que aprove um novo sistema imigratório no país, mas divergências com os republicanos a respeito da proteção da fronteira com o México já ameaçam azedar os esforços bipartidários.Proposta: Senadores condicionam reforma migratória a maior controle de fronteiras 

"Precisamos que o Congresso aja numa abordagem abrangente que finalmente lide com os 11 milhões de imigrantes indocumentados\", disse Obama num colégio de Las Vegas.

Após anos em banho-maria, a reforma da imigração de repente se tornou uma possibilidade real, já que a oposição republicana, castigada pela rejeição do eleitorado hispânico na eleição de novembro, passou a ver a reforma com mais simpatia.

Obama discursou um dia depois de um grupo de influentes senadores republicanos e democratas apresentarem um plano próprio para a reforma imigratória, com muitos pontos em comum com a reforma proposta pela Casa Branca

Mas diferenças rapidamente emergiram entre o que Obama gostaria de aprovar e as propostas do chamado \"Grupo dos Oito\" do Senado.

O plano dos senadores insiste em reforçar o controle da fronteira antes de abrir caminho para a legalização dos imigrantes clandestinos, o que não acontece na proposta do presidente.

Isso bastou para despertar preocupações entre parlamentares republicanos que tentam moldar um pacote que possa ser aprovado pela maioria republicana na Câmara. Um republicano hispânico, o senador Marco Rubio, alertou Obama a não ignorar as preocupações do seu partido quanto à segurança na fronteira.

\"Acho que seria um terrível erro\", disse Rubio à Fox News. \"Temos um grupo bipartidário de senadores que concordou com isso. Que o presidente tente mexer nas balizas a respeito dessa exigência específica, por exemplo, não é um bom prenúncio em termos de qual será o seu papel nisso ou no resultado final.\"

Pela proposta de Obama, trabalhadores indocumentados teriam de se registrar, passar por verificações de antecedentes, pagar taxas e multas, aprender inglês e voltar à fila da imigração atrás daqueles que estiverem solicitando para entrar legalmente no país.

"Todos nós concordamos que esses homens e mulheres deveriam conquistar seu caminho para a cidadania. Mas, para que uma reforma imigratória abrangente funcione, deve ficar claro desde o princípio que há um caminho para a cidadania\", disse Obama.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições