MENU

Mundo

Obama promete ajudar Nova Orleans a se reconstruir

Obama promete ajudar Nova Orleans a se reconstruir

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu neste domingo (29) que seu governo vai terminar a reconstrução da cidade de Nova Orleans, devastada pelo furacão Katrina há cinco anos. "Queria vir até aqui para dizer à população desta cidade diretamente: meu governo está com vocês, e lutará com vocês até que o trabalho tenha terminado", afirmou.

Obama discursou na Universidade Xavier da Louisiana, que ficou inundada por duas semanas após a passagem do Katrina. O presidente lembrou a série de eventos que agravaram a catástrofe, entre eles o "vergonhoso mal funcionamento" do governo da época, presidido por George W. Bush, que demorou dias para tomar uma atitude, deixando "um grande número de homens, mulheres e crianças sozinhos e abandonados".

Nova Orleans, em parte construída sob o nível do mar e protegida por diques, foi tomada pelas águas com a passagem do Katrina, no dia 29 de agosto de 2005, quando morreram 1.500 pessoas. Cinco anos depois, e apesar do impacto que teve o recente vazamento de petróleo no Golfo do México, a cidade recuperou pouco a pouco o pulso econômico e voltou a ser o principal destino turístico dos americanos. Prefeito cobra o governo

Em entrevista a um programa de TV neste domingo, o prefeito da cidade, Mitch Landrieu, se queixou da falta de ajuda governamental após a catástrofe que atingiu a cidade, que segue necessitando de fundos federais para se recuperar. "É um fato inegável que o ocorrido há cinco anos não foi uma catástrofe natural, foi causada por erros humanos, por falhas nos diques", disse o prefeito à rede NBC.

Landrieu acrescentou que "o governo federal era o responsável pelo desenho e construção das comportas, por isso deve ser responsável pela reconstrução e por pagar o prejuízo".

Segundo Obama, o governo realizou novos investimentos para melhorar o sistema educacional e sanitário da região e estabeleceu uma intensa colaboração com as autoridades locais para reduzir a violência. Além disso, para evitar a ameaça de novas inundações, trabalha em um novo sistema de diques que protegerá a cidade de novas inundações. "Juntos trabalharemos para que o legado do ocorrido após o Katrina não seja o abandono nem a indiferença, mas a ação, a empatia e o trabalho de uma comunidade que luta junta para enfrentar os desafios", disse o presidente.

Bullock inaugura clínica

A atriz Sandra Bullock, vencedora do Oscar neste ano, também esteve em Nova Orleans neste domingo. Ela participou da inauguração de uma clínica em uma escola. O projeto foi financiado pela fundação ligada ao time de futebol americano San Francisco 49ers e a Fundação Kellogg.

Postado por:Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições