MENU

Mundo

Obama responde a perguntas de eleitores na sede do Facebook

Obama responde a perguntas de eleitores na sede do Facebook

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:46

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta quarta-feira (20) as conquistas da primeira metade de seu mandato, reiterando suas posições políticas no que está sendo visto como uma tentativa de recuperar sua popularidade e dar força ao início da sua campanha pela reeleição. O presidente defendeu sua postura na negociação do orçamento norte-americano, falou sobre educação e imigração, alegando, entretanto, que não era capaz de fazer tudo sozinho e que depende sempre do Congresso do país e do apoio dos eleitores.

Obama respondeu a perguntas de eleitores durante um encontro na sede da rede social Facebook, na costa Oeste do país. O encontro teve transmissão ao vivo pela internet.

O presidente usou a visita à sede do Facebook para promover sua proposta de reduzir o déficit orçamentário dos EUA. Ele afirmou que os republicanos estão muito focados em cortes nos gastos e disse que a economia do país pode voltar a uma recessão caso os gastos do governo tenham cortes muito grandes.Obama também disse que a falta de um plano sério contra os déficits norte-americanos poderia se tornar um grande problema para a economia caso os investidores se retraíssem.

'Se tudo que estamos fazendo é cortes nos gastos e não estamos fazendo distinções entre eles, se estamos usando um facão em vez de um bisturi, e estamos cortando gastos que criam empregos, então o déficit pode até ficar pior, pois podemos cair novamente em uma recessão', disse.

A visita dele ao Facebook faz parte de algo que democratas reconhecem ser essencial para a campanha de 2012. Obama precisará mobilizar muitas das mesmas forças que o levaram à Casa Branca para vencer a reeleição: um exército de eleitores jovens e cheios de energia assim como uma grande quantidade de eleitores independentes.

Ao visitar a sede do Facebook no Vale do Silício, onde o fundador do site de relacionamentos Mark Zukerberg é visto como "herói", Obama busca se conectar com dezenas de milhões de pessoas que adotaram a mídia social como meio primordial de comunicação.Durante reunião na sede do Facebook, em Palo Alto, na Califórnia, Obama falou sobre maneiras de reduzir o déficit orçamentário de US$ 1,4 trilhão. Depois disso ele vai ainda a San Francisco para participar de evento de arrecadação de recursos para o Partido Democrata. Ele planeja paradas em Las Vegas e Los Angeles antes de voltar a Washington, na sexta-feira.

Campanha e economia

Obama está iniciando uma campanha para divulgar seus esforços para reduzir o déficit, no momento em que políticos e mercados financeiros se recuperam da ameaça da agência de classificação de riscos Standard & Poor's de diminuir a classificação de crédito AAA dos EUA devido ao temor de que Washington não vá combater seus problemas fiscais.

O presidente propôs cortar US$ 4 trilhões do déficit orçamentário dos EUA ao longo de 12 anos, por meio de cortes nos gastos e aumento dos impostos sobre os norte-americanos mais ricos --plano que é fortemente rejeitado pelos republicanos.

A questão de como reduzir o déficit, projetado para atingir 1,4 trilhão de dólares neste ano fiscal, subiu para o topo da agenda política das campanhas a presidente e no Congresso de 2012. Democratas e republicanos estão ansiosos por conseguir apoio para suas respectivas propostas.

Obama anunciou seu plano na semana passada e, desde que declarou formalmente sua candidatura à reeleição, no início deste semana, vem testando argumentos a apresentar ao público.

Sua viagem de três dias à Califórnia e ao Nevada lhe dará uma oportunidade de interagir com eleitores em relação à redução do déficit e outras questões econômicas, ao mesmo tempo em que levanta fundos para sua campanha.

Popularidade

Dados de pesquisas divulgados na quarta-feira sugerem que ele poderá encontrar plateias receptivas. Uma pesquisa ABC News/Washington Post com 1.001 eleitores mostrou que 72% são favoráveis ao aumento dos impostos sobre os norte-americanos mais ricos e 78% são contra a redução dos benefícios de saúde dos idosos. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.

Obama, que diz que vai adiar o início de sua campanha formal enquanto se concentra em seus deveres na Casa Branca, está se adiantando em relação a seus rivais republicanos, a maioria dos quais ainda não declarou suas candidaturas formalmente.

Ao tratar da economia em eventos em dois Estados politicamente importantes, o presidente espera demonstrar seu engajamento em uma questão que seus futuros adversários provavelmente vão explorar como uma fraqueza política sua.

Os dados da pesquisa ABC News/Washington Post divulgados na terça-feira mostram que os índices de aprovação de Obama estão em patamar baixo quase recorde causado pelo pessimismo econômico crescente entre a população norte-americana.

Os republicanos criticaram Obama por não fornecer maiores detalhes sobre seu plano para reduzir o déficit e dizem que elevar os impostos vai prejudicar a frágil recuperação econômica do país.

De acordo com analistas, o próprio fato de focar tanta energia política sobre o déficit já constitui uma mudança importante.

'Hoje isso é tudo de que todo o mundo vem falando: reduzir o déficit', disse Nigel Gault, economista da Global Insight. 'Os termos do debate mudaram. Isso é um avanço.'

Mas tanto Obama quanto os republicanos continuam a ver sua credibilidade questionada por críticos externos.

Dois dias após o aviso dado pela S&P, o jornal francês Le Monde publicou um artigo na quarta-feira em que o economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, disse que falta aos EUA um plano de redução do déficit de médio prazo que seja digno de crédito.   G1

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições