MENU

Mundo

Obama se encontra com norte-americana libertada no Irã

Obama se encontra com norte-americana libertada no Irã

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu na quinta-feira, 30, com Sarah Shourd, a turista americana recentemente libertada no Irã, e com os pais dos dois jovens ainda detidos no país asiático.  

Em comunicado sobre a reunião, a Casa Branca assinala que Obama insistiu que o governo dos EUA fará tudo o que for possível para conseguir a liberdade dos dois companheiros de Shourd, Josh Fattal e Shane Bauer.

"Seguimos com esperança de que o Irã demonstrará uma compaixão renovada e fará o que deve, garantindo o retorno de Shane, Josh e dos demais americanos detidos ou desaparecidos no Irã", declara a Casa Branca.

Shourd foi detida junto a Bauer e Fattal no dia 31 de julho de 2009 quando, segundo disseram, faziam caminhada turística no Curdistão iraquiano e entraram por engano em território iraniano.

As autoridades iranianas acusaram os detidos de ter entrado de forma ilegal no território iraniano para cometer atos de espionagem.

Shourd foi libertada há duas semanas e entregue em Omã, depois que foi feito o pagamento de uma fiança de US$ 500 mil por ela.

Se Fattal e Bauer forem levados perante os tribunais iranianos e declarados culpados de espionagem, podem até ser condenados à morte.

O governo dos EUA assegurou que nenhum dos três é espião, e sim simples turistas que atravessarem por engano a fronteira do Irã.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições