MENU

Mundo

Obama vai fazer novo apelo ao Irã na questão nuclear, diz Casa Branca

Obama vai fazer novo apelo ao Irã na questão nuclear, diz Casa Branca

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

O presidente dos EUA, Barack Obama, vai dizer ao Irã que as portas para melhorar relações com a comunidade internacional "estão abertas", se o país conseguir demonstrar os propósitos pacíficos de seu programa nuclear, disse a Casa Branca nesta segunda-feira (20).

Obama deve usar seu discurso na Assembleia Geral da ONU, nesta quinta-feira, para "lembrar" ao Irã que os custos podem ser altos caso o país insista em não cumprir as suas obrigações com a comunidade internacional.

"A porta está aberta para que eles tenham uma melhor relação com os EUA e a comunidade internacionais", disse Ben Rhodes, subconselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca. No entanto, para entrar por essa porta, o Irã terá de demonstrar seu comprometimento e mostrar suas intenções pacíficas no que diz respeito a seu programa nuclear, e cumprir suas obrigações com a comunidade internacional", disse em entrevista. O Conselho de Segurança da ONU, juntamente com os EUA e a União Europeia, impuseram sanções mais duras ao Irã, que desafiou os apelos internacionais para cessar seu programa de enriquecimento de urânio.

O Irã diz que tem fins pacíficos, mas EUA, Israel e aliados temem que o programa seja uma desculpa para construir uma arma nuclear.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições